De Ferrari a Fiat: veja os 10 principais lançamentos do segundo semestre
Até dezembro teremos mais algumas novidades importantes de variados segmentos
O mercado brasileiro continua entre os 10 países mais importantes do setor automotivo no mundo, ocupando a oitava posição atualmente, na frente da Coreia do Sul e Canadá e atrás do Reino Unido, França, Japão, Alemanha, Índia, Japão, EUA e China. As projeções da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) indicam que as vendas em 2024 devem subir 10,9% e fechar o ano em cerca de 2,5 milhões de unidades.
VEJA TAMBÉM:
- SUV do BYD Dolphin chega ao Uruguai um mês antes do Brasil; veja preços
- Peugeot 208 renovado chega ao Uruguai antes do Brasil; veja preços
De certa forma, as fabricantes planejam uma série de lançamentos no Brasil. O primeiro semetre teve algumas novidades, como o Renault Kardian, BYD Mini Dolphin, nova Chevrolet S10, novo Mustang, VW T-Cross renovado, entre outros. Para o segundo semestre, teremos outros lançamentos relevantes. Confira a seguir os 10 mais importantes, considerando todos os segmentos.
1 - BMW M5
Imagem: Divulgação
A nova geração do sedã esportivo vai chegar eletrificado e mais forte como nunca. O conjunto mecânico terá motor a combustão de 585 cv e outro elétrico de 197 cv. Somados, chega-se a 727 cv e 102 kgfm de torque, força para ninguém achar defeito. Além disso, o carro ficará 500 kg mais pesado que o anterior por conta do sistema elétrico.
Mas o desempenho não vai decepcionar nem os puristas. Espera-se que aceleração de 0 a 100 km/h seja feita em 3,5 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h. Sofisticado e brutal, o sedã esportivo da marca alemã deverá chegar em volume limitado ao Brasil.
2 - BYD Yuan Pro
Imagem: Carlos Guimarães
O SUV compacto da marca chinesa será lançado no início de setembro com o mesmo porte de T-Cross, Hyundai Creta, Chevrolet Tracker e outros. Tem 4,31 metros de comprimento, 1.83 m de largura, 1,68 m de altura e entre-eixos de 2,62 m. As rodas têm 16 polegadas e ficam cobertas por pneus 215/65R. Além disso, o porta-malas não é dos maiores e tem capacidade próxima do Dolphin, de 345 litros.
O motor é elétrico, com 173 cv, potência suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. A BYD diz que as baterias de 45 kWh foram projetadas para render uma autonomia de 401 km pelo ciclo chinês CLTC, mas sem a correção pelo Inmetro.
3 - Chevrolet Equinox EV
Imagem: Divulgação
O SUV elétrico da GM chegará como mais um modelo coma nova plataforma Ultium. Esta versão eletrificada da Equinox apresenta um design moderno, que traz o visual clássico da versão a combustão. Com rodas de alumínio de 19 polegadas, o veículo busca combinar estilo e eficiência aerodinâmica, incorporando lanternas e faróis em LED além da opção de cor alternativa para o teto.
O modelo oferece duas opções de configuração. A versão de tração dianteira conta com uma unidade de acionamento elétrico que gera 213 cv de potência e 32,7 kgfm de torque, e outra com maior desempenho, com tração nas quatro rodas e 288 cv de potência e 48 kgfm de torque. A GM estima uma autonomia de até 513 km na versão de tração dianteira.
4 - Ferrari 12 Cilindri
Imagem: Divulgação
Considerado o último modelo da marca italiana com motor V12, faz uma homanagem à clássica 365 GTB de 1967. Chegará a conta gotas no Brasil, com as primeiras entregas no fim do ano,. Vem com motor de 830 cv e 69,1 kgfm que atinge uma rotação máxima de 9.500 rpm, com 80% do torque máximo entregue a apenas 2.500 rotações.
Tem parte aerodinâmica bem avançada, com assoalho central direcionandoo o fluxo de ar para a traseira, onde dois dispositivos aerodinâmicos visam direcionar o fluxo de ar para o difusor. E interior bem sofisticado, com o sistema de áudio de alta qualidade criado em colaboração com a Burmester é composto por 15 alto-falantes que geram uma potência total de 1.600 W.
5 - Fiat Fastback Bio-Hybrid
Imagem: Divulgação
O SUV com ares de cupê deverá ser o primeiro da marca com sistema híbrido da Stellantis, o Bio-Hybrid. Trata-se de um sistema híbrido leve, que conta com um pequeno motor elétrico no viraquequim, que ajuda a economizar combustível e reduzir as emissões em situações espcíficas, como ao arancar e nas retomadas.
Depois do Fastback outros modelos da Stellantis vão receber o sistema, inclusive, o Pulse. No caso de modelos da Jeep, deverão ser oferecidas versões híbridas plug-in, que são mais eficientes, mas tem custo mais elevado.
6 - Citroën Basalt
Imagem:Reprodução/Instagram/ Stellantis Clube
A marca francesa não vai ficar de fora do segmento de SUVs com jeito de cupê, já que o de sedãs está em declinio no Brasil. Chegará em outubro, fabricado sobre a plataforma CMP e o motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque com câmbio automático CVT. O Basalt poderá ter também o motor 1.0 aspirado do C3 para versões custando na faixa dos R$ 100 mil.
Vai receber acabamento um pouco mais caprichado que o do Aircross no interior, além de equioamentos como com chave canivete e ar-condicionado digital entre os itens disponíveis. O desenho será bem parecido com o protótipo que foi revelado pela Stellantis.
7 - Hyundai Ioniq 5
Imagem: Divulgação
O premiado modelo elétrico da Hyundai Ioniq 5 da linha 2025 pode ser encontrado com até 574 km de autonomia, de acordo com o ciclo WLTP. Além disso, o passou a ter atualizações em uma série de assistências ao condutor, como o alerta de frenagem de emergência, controle de velocidade adaptativo e o que permite estacionar o carro remotamente usando o controle da chave.
Assim como aconteceu em outros países, vai ser um carro que vai chamar atenção no Brasil, onde chega no fim do ano, informação que foi confirmada pela fabricante. A versão mais em conta do Ioniq5 tem tração apenas traseira, 168 cv e autonomia declarada de 440 km. Em seguida, tem a de 225 cv e 570 km de alcance e a topo de linha vem com tração nas quatro todas, 230 cv e 500 km de altonomia.
8 - Peugeot 208 renovado
Imagem: Divulgação
Será a grande chance do hach compacto ter um aumento de vendas no Brasil. Entre as principais mudanças no hatch compacto da Peugeot está o visual renovado, que segue o mesmo do europeu, com nova grade dianteira e DRL maior com três faixas de LED verticais.
Na versão mais simples Active, uma tampa preta ocupa este espaço. Atrás, as lanternas são formadas por três filetes horizontais com LED. Assim como o SUV 2008, terá versão GT com moltor 1.0 turboflex 130 cv e 20,4 kgfm, que funciona com câmbio automático CVT, assim como acontecem em outros modelos da Stellantis, como o Fiat Fastback e o Pulse.
9 - Mini Aceman
Imagem: Divulgação
Chegará no último trimestre do ano, abaixo do Contryman. Mede 4.076 mm de comprimento, 1.754 mm de largura e 1.495 mm de altura. Para efeito de comparação, o Countryman possui 4.433 milímetros, 1.843 mm e 1.656 mm, respectivamente. Ao contrário dos irmãos, oferecidos tanto com motores tradicionais quanto com conjuntos elétricos, o Aceman é exclusivamente EV.
A versão de entrada tem motor elétrico único com 184 cv de potência e 29,5 kgfm de torque, além de bateria de 40,7 kWh e autonomia no padrão WLTP de 310 km. O Aceman SE produz 218 cv e 33,6 kgfm de torque, com bateria de 54,2 kWh e autonomia de 406 km. O interior descolado tem nova tela redonda de alta resolução OLED.
10 - Volkswagen Nivus
Imagem: Projeção Kleber Silva
A versão renovada do Volkswagen Nivu vai fazer parte da linha 2025 com retoques no desenho, entre outras novidades. O lançamento do carro está sendo esperado para ser lançado em outubro, exceto pela versão esportiva GTS, que deverá ficar para o inicio do ano que vem.
Além discretos retoques no desenho, o carro deverá ter nova versão de entrada com o mesmo motor 1.0 turbo do Polo Sense 170 TSi, que também chegou a ser usado no Up!, menos que os 128 cv e 20,4 kgfm a 2.000 rpm das versões mais equipadas Comforline e Highline. Na GTS, será o 1.4 turboflex, do Polo.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter