Datsun cria jipe compacto para países emergentes

Redi-Go é um protótipo de SUV compacto que poderá ser vendido no Brasil pela Nissan

Protótipo é a aposta da marca para o segmento dos SUVs | Imagem: Divulgação

O segmento dos utilitários esportivos compactos está pegando fogo. Práticos, com porte avantajado e espírito familiar, compõem uma categoria que aumenta a cada dia sua participação no mercado automotivo. A verdade é essa: após a Ford lançar o EcoSport em 2003, o mundo nunca mais foi o mesmo.

Mas o que não faltou ao Ford foram concorrentes. Só no último mês, a Volkswagen anunciou o Taigun com visual aventureiro e a Chevrolet revelou o competitivo Adra. Agora, foi à vez da Datsun, uma companhia japonesa do grupo Nissan-Renault, mostrar o seu SUV.

Ele se chama Redi-Go e foi apresentado esta semana no Salão de Nova Delhi, na Índia. Com visual questionável, o conceito tem grandes chances de virar modelo de produção em série, a começar pela própria Índia.

Veja também: Kia Soul ganha versão com motor elétrico

Mas o Redi-Go tem agenda cheia. O conceito chega com a importante missão de recolocar a Datsun no mapa, pois a companhia havia sido aposentada em 1983 após mais de 50 anos em funcionamento. A marca retornou à ativa em 2013, com o lançamento do Go, seu hatch compacto, e do Go-, uma versão perua.

Como a Datsun é um braço mais popular da Nissan, a companhia deve chegar ao Brasil nos próximos anos. O CEO do grupo Nissan-Renault, o brasileiro Carlos Ghosn, já anunciou a intenção de fabricar no México e exportar ao Brasil. E, quanto isso acontecer, é provável que o Redi-Go esteja entre os escolhidos a serem vendidos no país.