Datsun apresenta a perua Go+ na Indonésia

Versão para sete lugares do compacto popular Go será produzida no país asiático em 2014

Datsun Go+ | Imagem: Divulgação

A Datsun, marca de baixo custo que a Nissan lançou há poucos meses, apresentou seu segundo modelo de série, a perua/minivan Go-. Com sete lugares, o modelo foi revelado em evento realizado na Indonésia com a presença do presidente do grupo Renault-Nissan, Carlos Ghosn.

A Go- nada mais é que uma versão estendida do Go, hatch compacto que a Datsun mostrou no 1º semestre e que começará a ser vendido em outubro na Índia.

O Go utiliza a plataforma do Nissan March, mas dispensa qualquer excesso a ponto de pesar 20% menos que seu primo. Assim como ele, a perua Go- também é bastante simples: os bancos, inteiriços, têm encosto embutido, e a última fileira, nem mesmo isso.

O espaço não deve ser dos melhores já que a marca preferiu manter o entre-eixos do Go, de apenas 2,45 m, em vez de usar, por exemplo, a mesma base do sedã Versa, bem mais generosa. Com isso, a Go- é extremamente compacta: tem 4 metros de comprimento, 1,64 m de largura e 1,49 m de altura.

O motor usado pela Go- é um 1.2 litro a gasolina e com cerca de 76 cv de potência, além de câmbio manual de cinco marchas. O visual da perua não foge ao proposto para o hatch: uma frente de personalidade forte, vários vincos na lateral, mas um resultado morno, sobretudo pelas rodas de pequeno diâmetro.

Mercados emergentes

O plano da Datsun, apesar da aparência apagada de seus modelos, é ambicioso. A marca quer dominar as vendas em mercados como o russo, indiano e indonésio, que têm muito espaço para crescer e uma população ávida por veículos baratos – abaixo de R$ 15 mil pelo menos.

Até mesmo o Brasil está no alvo, mas não para agora, como confidenciou ao AUTOO um importante executivo da Nissan recentemente: “o Brasil é um mercado complicado e difícil de prever”, explicou. Por isso, a Datsun deve desembarcar aqui apenas depois que a própria Nissan construir seu nome no país, ou seja, de 2015 em diante, quando a nova fábrica que a montadora constrói em Resende, no Rio de Janeiro, estiver com força total.