Dacia Duster vira picape na Romênia
Modelo foi desenvolvido por uma preparadora romena especializada em modificar veículos da Dacia, mas falta muito para virar realidade
O que você vê na foto ao lado não é uma miragem e sim um projeto ousado da preparadora romena Romturingiapor, especializada em transformar modelos da Dacia em veículos especiais, como ambulâncias, por exemplo. O desafio, desta vez, foi transformar o jipinho Duster em picape, aproveitando sua parte posterior avantajada.
Rumores sobre este projeto eram recorrentes, especialmente depois que a Renault tirou de linha a picape Logan, vendida na Europa de 2007 a 2012 - o modelo é atualmente comercializado na África do Sul sob a bandeira da Nissan e se chama NP 200.
A picape foi baseada na última versão do Duster, pós facelift. No entanto, é visível que se trata de um protótipo “caseiro” já que o entre-eixos ficou muito curto para um veículo utilitário. Mesmo assim, a caçamba mede 1,7 metros e pode levar até 400 kg, diz o site Auto industry News, que fez as fotos. Para se ter uma ideia, a picape Fiat Strada - que é líder do segmento no Brasil - na versão cabine simples carrega até 705 kg de carga e mede 1,77 m.
Veja também: Duster com vestimenta militar é destaque êm desfile na Romênia
Conforme apurou o site europeu, o envolvimento da Renault com o projeto foi limitado a apenas ao suporte técnico através do centro de engenharia local da montadora. O site informa ainda que a versão foi construída a pedido de clientes, - provavelmente sem o mínimo senso estético - para o uso em frotas. O pedido era um veículo multiuso, com caçamba para carga e tração 4x4. Já o quesito beleza não foi exigido, pelo visto. Melhor que ele permaneça como um único exemplar.