Duster alcança 2 milhões de unidades produzidas no mundo
Fabricado desde 2010, modelo é vendido em quase 60 países e virou sinônimo de SUV racional
O Dacia Duster, modelo responsável pela origem do modelo vendido pela Renault no Brasil, alcançou a marca de 2 milhões de unidades produzidas. Lançado em 2010, o SUV conquistou seu espaço com seu design robusto, sendo vendido em quase 60 países.
Feito na Romênia, terra natal de sua fabricante, o Dacia Duster marca presença em quase toda a Europa. Até por isso, os maiores compradores do modelo estão no velho continente. De acordo com a Dacia, a França é o país que mais compra o SUV, seguido por Itália, Alemanha, Turquia e Espanha.
O curioso é que o Duster é utilizado em aplicações extremas, muitas delas exigindo modificações nada convencionais.
No país-sede da Dacia, por exemplo, foi criado um "Duster ambulância" com esteiras no lugar das rodas, tornando mais fácil e seguro o acesso do SUV em locais mais afastados.
Na Polônia, por sua vez, ele é presença constante nos eventos de rali.
Esse uso também é comum na França, sendo que alguns proprietários do SUV por lá também gostam de fazer trilhas com seus carros.
Porém, há outros usos incomuns. Uma unidade do Dacia Duster foi doada ao Vaticano para ser utilizada como Papamóvel.
Em alguns países, e até no Brasil, o Duster se tornou viatura policial.
Até mesmo uma picape do Duster foi feita pela Dacia. Não se trata, contudo, da Duster Oroch vendida no Brasil, mas sim uma versão modificada do SUV e que teve apenas 400 unidades.