Dá para se divertir ao volante gastando pouco? Sete opções a partir de R$ 11.000
Nem sempre é preciso pagar uma fortuna em um esportivo para ter prazer ao volante
Gosta de dirigir e está com o orçamento apertado? Não é porque a grana está curta que você tem que abrir a mão do prazer ao volante. É possível encontrar carros divertidos, com bons números de potência e comportamento dinâmico exemplar por preços atraentes.
Separamos alguns modelos famosos entre os entusiastas por arrancar sorrisos a cada acelerada ou curva.
1- Renault Clio Hatch 1.6 16V HiFlex
São 115 cv de potência e 16 kgfm de torque máximo, usando etanol, e 1.005 quilos de peso. Isso dá 8,74 kg/cv, uma bela relação peso/potência. Somado a isso, o Clio tem ótimo comportamento dinâmico, com direção direta, bons engates de câmbio e posição de dirigir baixa.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
As versões Privilège e Dynamique, produzidas depois de 2003 e já com o facelift, são as mais interessantes. São completas (inclusive com airbag duplo) e têm visual mais agradável, em especial a segunda, disponível apenas com duas portas. O Clio 1.6 16V foi produzido até 2008 e seus preços variam entre R$ 11.000 e R$ 17.000.
2- Ford Fiesta Hatch 1.6 Flex
O Fiesta sempre se destacou pelo prazer ao dirigir, desde as primeiras gerações. A segunda geração brasileira, produzida entre 2002 e 2013, é bem interessante em termos visuais e, apesar do banco um pouco mais alto, ainda tem uma posição de dirigir agradável, em especial pela alavanca de câmbio próxima ao volante e com bons engates.
Como o Clio, tem direção direta e suspensão na medida, com conforto, porém sem inclinar muito nas curvas. O motor 1.6 8V Zetec Rocam é melhor ainda com etanol no tanque. São 111 cv e 15,8 kgfm de torque máximo para 1.102 quilos, resultando em uma relação peso/potência de 9,92 kg/cv. Os preços do Fiesta 1.6 Flex variam entre R$ 16 mil e R$ 31 mil.
VEJA TAMBÉM:
- Fiat Pulse e Fastback Hybrid têm descontos e até isenção de IPVA em 6 estados
- Volkswagen Tera: 10 fatos curiosos sobre o novo SUV compacto nacional
3- Fiat Punto 1.8
O Punto foi lançado no Brasil em 2007 para ficar acima do Palio. Pelo posicionamento, não oferecia motorização 1.0, apenas o 1.4 Fire e o 1.8 Powertrain, de origem GM. É exatamente este último que vai divertir quem gosta de dirigir. Apesar da concepção antiga, o motor 1.8 tem bom torque em baixo giro.
A dinâmica do Punto é acertada, com suspensão mais firme e plataforma com pouca torção. A direção é razoável e o câmbio poderia ser mais preciso, mas ainda agrada. O motor 1.8 tem 115 cv e bons 18,5 kgfm de torque, com uma relação peso/potência de 10,17 kg/cv.
Os preços da versão Sporting, que tem acabamento esportivo e rodas de 16 polegadas, começam em R$ 27.500. O Punto HLX 1.8, mais voltado ao luxo, parte de R$ 26.000.
4- Volkswagen Polo
O Polo de quarta geração começou a ser produzido em São Bernardo do Campo (SP) em 2002 e iniciou uma modernização na linha de compactos da Volkswagen, que ainda era derivada do Passat 1974, e foi produzido até 2015. Com motor transversal e opções 1.6 e 2.0, design bonito e qualidade de construção superior à dos concorrentes, o Polo é muito prazeroso ao volante.
O câmbio tem engates sublimes, os motores oferecem boa entrega de torque desde as rotações mais baixas e suspensão e direção trabalham em harmonia. Com motor 1.6 Flex, tem 103 cv, 14,5 kgfm e 1.105 quilos (10,72 kg/cv). Com o 2.0 Flex, são 120 cv, 17,3 kgfm de torque e 1.142 quilos (9,92 cv/kg). Os preços vão dos R$ 22.000 aos R$ 45.000.
5- Volkswagen Gol GV Power 1.6 Total Flex
O Gol precisou de 28 anos para deixar a antiquada plataforma do Passat, com motor longitudinal. Foi em 2008 que ganhou a PQ24, a mesma do Polo, e deu um salto de qualidade. Mesmo simplificado, o Gol GV herdou as qualidades do irmão e dá prazer ao dirigir, com ótimos engates do câmbio MQ200 e boa estabilidade, garantida por rodas de 15 polegadas montadas em pneus 195/55.
A versão mais interessante é a Power 1.6 Total Flex, por ser mais completa. Com apenas 944 quilos, 104 cv e 15,6 kgfm de torque, são 9,08 kg/cv de relação peso potência. O Gol Power parte dos R$ 27.000 e vai até os R$ 44.500 (modelo 2017).
6- Honda Fit 1.5
Honda Fit? Quem já dirigiu o Fit com motor 1.5 e câmbio manual sabe o quanto o monovolume é prazeroso e divertido ao dirigir. A direção elétrica é direta, a suspensão firme e o câmbio manual tem engates precisos e curtos, seguindo a cartilha Volkswagen. Além de andar bem e ser bom de chão, o Fit 1.5 é econômico e super versátil.
O propulsor 1.5 16V é girador e entrega 105 cv de potência e 14,8 kgfm de torque. Com 1.050 quilos, entrega redondos 10 kg/cv de relação peso potência. Na segunda geração, a partir de 2009, tornou-se flex e ganhou 11 cv, indo a 116 cv, com o mesmo torque. Como engordou pouco (1.103 kg), são 9,51 kg/cv. Os preços vão de R$ 25.000 a R$ 51.000.
7- Toyota Etios Hatch 1.5
O Toyota Etios é o exemplo de que é preciso design para vender carro no Brasil. Apesar de sem graça (feio, para muitos), na versão 1.5 tem comportamento muito parecido com o do Fit, com motor girador, câmbio de ótimos engates e bom acerto de motor e suspensão.
São 96,5 cv e 13,6 kgfm de torque, com 965 quilos de peso (10 kg/cv). Em 2017, ganhou duplo comando variável Dual VVT-I e foi a 107 cv e 14,3 kgfm com etanol. Na versão XS, de 945 quilos, oferece interessantes 8,83 kg/cv. Os preços do Etios 1.5 variam entre os R$ 37.500 e os R$ 63.000 da derradeira versão X Plus 2021.