Da China para o mundo: Chery foi a fabricante que mais exportou carros em 2019
Apesar de todos os modelos da marca oferecidos no Brasil serem fabricados por aqui, empresa tem presença forte fora da China
A Chery foi a empresa automotiva de origem chinesa que mais exportou veículos fabricados por lá. Desde 2002, quando a Chery começou a comercializar seus carros fora de seu país de origem, a marca já acumulou mais de 1,5 milhão de unidades feitas lá e vendidas fora da China.
Em 2019, a Chery registrou mais de 96 mil unidades de veículos exportados a partir da China, fazendo dela a marca chinesa que mais vendeu carros para fora daquele mercado. Dados do site chinês Auto Home mostraram que o número do ano passado foi inferior que o anotado em 2018, quando 126 mil unidades foram exportadas. Ainda assim, nenhuma marca chinesa superou a Chery.
E vale lembrar que quase nenhum desses carros exportados pela Chery a partir da China no ano passado chegou ao Brasil. Por aqui, a operação administrada pela CAOA, daí o nome CAOA Chery, fabrica nacionalmente a maior parte dos modelos vendidos em nosso mercado. O sedã Chery Arrizo 5 é fabricado em Jacareí (SP) junto ao SUV compacto Tiggo 2. Já os SUVs maiores Chery Tiggo 5X e Chery Tiggo 7 são feitos em Anápolis (GO).
Entre os maiores mercados para Chery internacionalmente, a marca tem forte presença no Oriente Médio, Rússia, Ucrânia e Egito. Além de também operar no Chile e na Argentina, a marca recentemente iniciou operações em outro grande mercado asiático: Filipinas.