Curiosidade: saiba como é feita a medição do porta-malas

Engenheiro também dá dicas para utilizar o compartimento de uma forma melhor
Confira dicas para o melhor aproveitamento de espaço do porta-malas

Confira dicas para o melhor aproveitamento de espaço do porta-malas | Imagem: Divulgação

Todo mundo sabe a importância do porta-malas em qualquer carro, em especial na hora de viajar. O que muita gente desconhece, entretanto, é a forma com que obtida a capacidade do modelo, geralmente expressa em litros.

Para abordar esse assunto, a GM revelou nesta semana um interessante vídeo em que Alex Santos, engenheiro de integração da fabricante, detalha como todo o processo é feito.

De acordo com Santos, no caso dos modelos da Chevrolet a marca leva em consideração na hora de projetar o compartimento de carga em seus automóveis o tipo de bagagem que o público-alvo do veículo costuma transportar. 

A relação entre altura, largura e profundidade do porta-malas determina se o espaço é capaz de acomodar malas de diferentes tamanhos, um carrinho de bebê ou uma bicicleta”, explica a fabricante. 

A métrica utilizada para definir o espaço de um porta-malas é o seu volume. A medição utiliza-se de um método amplamente difundido no mercado, que é o sistema VDA. 

Blocos com um litro de capacidade cúbica são devidamente acomodados no compartimento de carga. É permitido otimizar a distribuição dos blocos, conforme o padrão ISO 3832. 

Em carros com projetos modernos, a medição é feita virtualmente e há depois uma validação física. A disposição dos blocos não pode interferir no processo de abertura e fechamento da tampa ou na posição da cobertura móvel do porta-malas, por exemplo. 

Dicas para o uso do porta-malas 

Segundo o engenheiro da GM, na hora de organizar o porta-malas, o ideal é posicionar as cargas mais pesadas na base do compartimento, distribuindo-as sobre o eixo das rodas, garantindo a melhor dinâmica veicular e evitando que a frente do carro e os faróis empinem. 

Se as cargas tiverem densidade semelhante, prefira acomodar aquelas de maior volume primeiro, encaixando objetos menores depois. 

Importante: o peso total, somando passageiros e bagagem, não pode superar o máximo recomendado para o automóvel.

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Embraer vai gerar mais 900 empregos e investir R$ 2 bilhões

Anúncio foi feito durante visita do presidente Lula e entrega de jato para a Azul
MOTOO
Pop 110i ES 2025

Pop 110i ES 2025

A evolução da Honda mais barata do Brasil. Veja como ficou