Curiosidade: Ford já foi a maior distribuidora de filmes do mundo
Por meio da Ford Motion Pictures, empresa chegou a ter três milhões de espectadores semanalmente
Tendo o setor automotivo como seu principal campo de atuação, a Ford chegou a se destacar em uma área raramente associada com uma fabricante de automóveis.
O que pode ser algo pouco conhecido da maioria, a Ford também deixou o seu legado na história da indústria cinematográfica.
Henry Ford, fundador da empresa, tinha interesse por inovações de diversas áreas e, depois de ver a produção de um filme sobre as instalações de sua fabricante em Highland Park, nos EUA, em 1913, ele vislumbrou o grande potencial dessa arte e criou a Ford Motion Pictures.
O estúdio lançou o filme Como Henry Ford Faz Mil Carros Por Dia e começou a produzir notícias curtas para exibição nos cinemas que, em seu auge, chegaram a ser vistas por três milhões de espectadores semanalmente.
Em 1914, com a aquisição de câmeras de 35 mm e instalação de um laboratório de processamento na fábrica de Highland Park, a Ford tornou-se a primeira companhia industrial americana a ter um departamento de produção de filmes. A Ford Motion Pictures começou com apenas dois funcionários e logo cresceu para 24 nos meses seguintes.
Com essa estrutura, a empresa passou a produzir filmes educacionais e, em 1918, tornou-se a maior distribuidora de filmes do mundo. Nas décadas de 1920 e 30, o departamento produziu também filmes promocionais e de treinamento, que eram exibidos nos distribuidores Ford e outros locais para espectadores das cidades e do interior, chegando a 2,5 milhões de pessoas por mês. Em alguns casos, estes foram os primeiros filmes vistos por famílias das áreas rurais.
A Ford Motion Pictures também produziu filmes sobre viagens, a vida no campo e documentários sobre as aventuras do grupo de exploradores de Henry Ford, que também incluía nomes famosos como Thomas Edison, Charles Burroughs e Herbert Hoover.
Após o fechamento definitivo do departamento de filmes, na década de 1960, aproximadamente 600.000 metros de filmes foram doados para o National Archives em Washington, D.C. que atualmente abriga mais de 3 mil filmes produzidos pela Ford de 1903 a 1954.
Aqui no Brasil, para resgatar seu vinculo com o cinema a Ford está promovendo uma interessante iniciativa para seus clientes que residem na região da cidade de São Paulo. Chamado de Territory Drive-in, o evento integra uma das ações de lançamento do novo SUV da marca. Instalado no Shopping Eldorado, na capital paulista, o Territory Drive-in vai exibir até o dia 11 de outubro jogos da Copa CONMEBOL Libertadores de terça a quinta-feira e filmes no final de semana, em sessões duplas, com entrada gratuita para donos de carros da Ford, que podem se inscrever por meio do aplicativo FordPass.