Crise passa longe das asiáticas

Com modelos de sucesso no mercado, Hyundai, Toyota e Honda sentem pouco os efeitos da baixa nas vendas
Honda HR-V 2016

Honda HR-V 2016 | Imagem: Divulgação

Quem está acostumado a olhar todo mês o ranking de vendas do AUTOO, vai notar em nossos gráficos como as montadoras asiáticas parecem sofrer muito pouco os efeitos das crises política e econômica que derrubou o resultado das rivais neste ano.

A Honda talvez seja o melhor exemplo disso. Amparada no sucesso do HR-V por aqui, que é líder do segmento entre os SUVs compacto, as vendas da marca cresceram 36,7% em junho deste ano em relação ao mesmo mês de 2015. De janeiro a junho deste ano, o HR-V somou 30.884 unidades emplacadas, ficando bem a frente do Jeep Renegade, o segundo colocado com 25.706 unidades no mesmo período. A chegada da décima geração do Civic deverá melhorar ainda mais os resultados da marca japonesa.  

A Toyota, por sua vez, obteve bons frutos com o lançamento das novas gerações da Hilux e da SW4. Apesar do aumento em vendas não ser muito expressivo na relação entre junho de 2016 com junho de 2015, no caso uma melhora de apenas 2%, ao menos a marca manteve o patamar de unidades comercializadas, o que já é um ganho em um cenário de crise tão severo como o vivido atualmente no país.

Já a Hyundai, por sua vez, não contou com a estreia de nenhum produto novo no mercado, porém viu as vendas do hatch HB20 decolarem nos últimos meses. Atualmente ele já é o segundo carro mais vendido do Brasil, com 55.903 unidades vendidas de janeiro a junho deste ano, ficando logo atrás do Chevrolet Onix, que foi a escolha de 68.556 consumidores no período em questão. 

A Hyundai, por sua vez, registrou uma queda de 7,2% em suas vendas em junho de 2016, porém um resultado bem inferior aos 30,4% registrado pela Fiat e a Volkswagen no mesmo mês quando comparado com os números de 2015. 

Tudo isso mostra não só uma tendência do consumidor, que anseia por novidades e produtos mais modernos. Além disso, vale destacar que as marcas asiáticas com exceção da Hyundai trabalham praticamente em segmentos acima dos hatches compactos 1.0, categoria que mais sofre com a limitação do crédito para financiamentos. A nova geração da Toyota Hilux, por exemplo, pode custar até R$ 188.550 em sua versão topo de linha SRX e mesmo assim lidera com folga a categoria de picapes médias.