Crise de identidade: cinco carros que mudaram de nome no Brasil

Chevrolet Corsa virou Classic e Fiat Uno virou Mille: veja outros exemplos
Fiat Uno Mille Fire Economy

Fiat Uno Mille Fire Economy | Imagem: Divulgação

O nome de um carro é uma escolha muito meticulosa. Ele deve significar alguma coisa enquanto deve ter uma sonoridade agradável e fácil de ser lembrada. Alguns são consagrados após anos de mercado e, por um motivo ou outro, eles precisam se distanciar do produto e são trocados.

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Exemplos aqui no Brasil não faltam. A principal causa é o lançamento de uma nova geração com a antiga sendo mantida em produção com outro nome. Isso aconteceu com o Corsa Sedan, que virou Classic quando a segunda geração chegou. 

Mas também pode acontecer quando o sobrenome fica mais forte que o nome e foi assim que o Fiat Uno Mille acabou virando apenas Mille. Listamos, então, cinco exemplos de carros que mudaram seus batismos após anos de mercado.

Nissan Versa

Atual Nissan Versa produzido no Brasil será rebatizado para V-Drive
Nissan Versa de primeira geração virou V-Drive em 2021, mas durou poucos meses
Imagem: Divulgação

A primeira geração do Nissan Versa fazia um certo sucesso com motoristas de aplicativos em 2021 quando a montadora resolveu trocar o nome do sedã para V-Drive. O objetivo era fazer com que o carro não fosse confundido com a segunda geração que estava para chegar importada do México. A mudança, no entanto, não surtiu muito efeito e o carro saiu de linha naquele mesmo ano.

Chevrolet Onix

Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix virou apenas Joy para conviver com a nova geração, mas também durou pouco
Imagem: Divulgação

A troca de geração também motivou a mudança de nome. Com a segunda geração do hatch e do sedã —que deixaria de ser Prisma para virar Onix Plus—, a primeira seguiria em linha para atender vendas diretas e motoristas de aplicativos. Foi quando, ao final de 2019, a dupla adotou a nomenclatura da versão mais barata e o hatch virou Joy, enquanto o sedã passou a ser chamado de Joy Plus. A dupla, com baixas vendas e sem poder atender às demandas das leis de emissões, saiu de linha em 2021.

Renault Sandero

Renault Stepway 2023
Renault Stepway seguiu em linha no lugar do Sandero
Imagem: Divulgação

Em um mercado cada vez mais dependente dos SUVs, o Renault Sandero já estava em baixas nas vendas, mas não a sua versão aventureira Stepway. As opções urbanas do modelo saíram de linha, mas não o Stepway, que assumiu como nomenclatura e segue em linha até hoje como opção intermediária entre o Kwid e o Kardian.

Fiat Uno

O Mille On Line de 1994 foi o primeiro sistema eletrônico de encomenda de carro
O Mille assumiu o nome do Uno e teve até diferentes versões
Imagem: Divulgação

O Fiat Uno foi o primeiro carro 1.0 do mercado brasileiro e adotou o mil em italiano —Mille— para designar sua versão mais barata. E o nome pegou. Com o tempo, pouca gente usava o nome Uno para se referir ao carro. Com a chegada do Palio em 1996, a Fiat tirou as opções com motores maiores e ficou apenas o Mille, já como nome principal do carro que teve versões como EP, EX e SX.

Chevrolet Corsa Sedan

Chevrolet Classic 2016
Chevrolet Classic 2016, em seu último ano de produção após 21 anos e dois nomes
Imagem: Divulgação

A versão sedã do Chevrolet Corsa foi um sucesso de vendas, mas com a chegada de uma nova geração, o veterano três volumes recebeu o sobrenome Classic para se identificar com sendo o antigo, que continuou em linha por mais alguns anos. O modelo, inclusive, viveu mais do que o Corsa Sedan que o sucedeu sem o mesmo êxito. Com o tempo, o emblema Corsa parou de ser usado e virou somente Classic até sair de linha em 2016 após 21 anos de produção.

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Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023