Cotado para o Brasil: Jeep Compass 2.0 turbo com mais de 200 cv estreia nos EUA
Propulsor a gasolina promete conferir ao SUV ''capacidade de resposta excepcional e dirigibilidade aprimorada'' nas palavras da marca
O Jeep Compass estreou sua linha 2023 nos EUA com uma novidade que, indiretamente, pode ser relevante também para nós aqui no Brasil.
Entre as novidades para o SUV por lá figura a introdução do motor 2.0 turbo a gasolina para o modelo, propulsor este que integra a família Global Medium Engine (GME) da Stellantis.
Dotado também de injeção direta de alta pressão (2.900 psi), o 2.0 turbo a gasolina entrega 202 cv (200 hp) e 30,5 kgfm de torque. A calibração, que mostra-se comedida para um propulsor moderno com esta configuração, sinaliza que a Jeep buscou a melhor forma de conferir desempenho superior ao Compass sem descuidar de atributos como a eficiência e o menor consumo possível.
O novo Compass 2.0 turbo a gasolina conta com transmissão automática de 8 marchas e, nas palavras da Jeep, o conjunto é capaz de conciliar “baixo nível de emissões, acelerações rápidas e comportamento dinâmico aprimorado”.
Dependendo da versão o Compass 2023 norte-americano poderá ser equipado com o sistema de tração integral Jeep Active Drive, como ocorre no modelo brasileiro com propulsão diesel, ou a tecnologia Jeep Active Drive Low, que conta com reduzida na proporção 20:1 e capacidade superior para o uso off-road.
Outra evolução interessante para o modelo nos EUA é a presença do eixo traseiro totalmente desconectável e uma unidade de transferência de potência (PTU) mais sofisticada para favorecer a economia de combustível. Os sistemas Jeep Active Drive e Active Drive Low 4x4, detalha a marca, são capazes de entrar em operação instantaneamente quando a tração 4x4 é necessária.
Segundo reportagem do Autos Segredos, o Compass com motor 2.0 GME deverá estrear no Brasil em 2024, ao que tudo indica em uma versão com apelo esportivo dentro do portfólio do SUV.
Procurada pelo AUTOO para comentar o assunto, até o momento a Jeep não se posicionou de forma oficial se considera a oferta do Compass 2.0 turbo a gasolina (ou quem sabe até flex) em nosso mercado.
Já em sua linha 2023, o Compass produzido atualmente em Goiana (PE) é comercializado no país com as opções dos motores 1.3 turbo flex (T270) e 2.0 turbodiesel (TD350), este associado ao câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração 4x4.
A Jeep também importa atualmente da Itália para o Brasil o Compass 4xe, opção híbrida plug-in do SUV com 240 cv de potência combinada, tração nas quatro rodas e autonomia elétrica de 44 km.