Cotado para o Brasil, Fiat 500X vai bem em teste de segurança
Crossover italiano e o Chevrolet Cruze foram avaliados pelo LatinNCAP
Uma das atrações da Fiat no Salão de São Paulo 2018, o crossover Fiat 500X pode ser importado ao Brasil caso o dólar ajude, como antecipamos aqui no Autoo em nossa cobertura da mostra.
Em paralelo, outra excelente notícia que recebemos nesta semana foi a avaliação de segurança realizada pelo Latin NCAP para o modelo, uma vez que o Fiat 500X, hoje produzido na Itália, já é comercializado em alguns países da América Latina.
O Fiat 500X foi “aprovado com louvor” pelo Latin NCAP, conquistando não só as 5 estrelas para passageiros adultos e crianças bem como a classificação Advanced Award por contar, ainda que de forma opcional, com recursos avançados que colaboram com a segurança viária, como é o caso do sistema de frenagem automática de emergência (AEB). Segundo o Latin NCAP, o 500X torna-se o primeiro Fiat comercializado em nossa região a obter a classificação máxima de segurança.
“O Fiat 500X mostrou boa proteção para adultos nos testes de impacto frontal, de impacto lateral e de poste. O controle de estabilidade do Fiat 500X se desempenhou de acordo com as exigências do Latin NCAP”, resume os responsáveis pela avaliação.
Com um resultado um pouco inferior, mas ainda elogiável, o Chevrolet Cruze produzido na Argentina e comercializado em países como o Brasil, também figurou na mesma bateria de testes. O sedã médio, contudo, alcançou a marca de 4 estrelas seja para adultos como para crianças.
“O novo Cruze tem airbags frontais e laterais como equipamento padrão e oferece boa proteção nos testes de impacto frontal e lateral para adultos, enquanto o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) padrão no modelo se comportou de acordo com os requisitos. Se o modelo contasse com airbags laterais de cabeça padrão e o entregasse melhor performance no teste de impacto lateral de poste, esses dois atributos poderiam melhorar o nível de estrelas para adultos. A Proteção dos Ocupantes Infantis no impacto frontal ficou entre limitada e boa e, no impacto lateral, a proteção foi apenas boa. A melhoria na sinalização das ancoragens Isofix poderia ajudar o Cruze a obter um resultado superior em estrelas para crianças”, resume o Latin NCAP.
“É inspirador encontrar fabricantes que buscam obter as melhores qualificações para o mercado latino-americano e é alentador seu comprometimento em trazer novos modelos para níveis de classificação de estrelas mais altos. No caso do 500X, a Fiat mostrou que eles podem oferecer os mesmos níveis de segurança padrão para seus modelos na Europa e na América Latina. Esperamos que este compromisso possa inspirar a Chevrolet a seguir os mesmos passos com o modelo Cruze, uma vez que o modelo irmão é oferecido com seis airbags na Europa e, para a América Latina, é apresentado com apenas quatro como padrão”, conclui Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP.