Cotada para o Brasil, Opel prepara 8 novidades até 2020

Alemã prepara os sucessores do Corsa e do Mokka X e também na eletrificação da gama
Opel Insignia Grand Sport, o sucessor do Vectra na Europa

Opel Insignia Grand Sport, o sucessor do Vectra na Europa | Imagem: Divulgação

Empresa que atua de uma forma muito transparente na hora de comunicar suas estratégias, algo raramente visto no setor, a Opel anunciou novidades muito importantes nesta semana envolvendo seu planejamento de produtos. Agora mais um membro do grupo francês Peugeot Citroën, não é segredo para ninguém que a Opel almeja se tornar uma marca mais global e considera a entrada em mercados relevantes internacionalmente como é o caso de Brasil e China.

Segundo o comunicado mais recente da Opel, a marca de origem alemã vai conferir mais espaço em sua gama para SUVs e veículos eletrificados (híbridos, elétricos, entre outros). Com isso, a Opel espera que a participação dos SUVs em suas vendas aumente dos atuais 25% para 40% dentro de um prazo de três anos.

Essa migração da Opel para SUVs vai custar a vida de três modelos da gama atual, no caso os compactos Adam e Karl, bem como o conversível Cascada. Segundo a fabricante, eles seguirão em linha até o fim do ano que vem, quando não terão mais substitutos. A marca, prepara, contudo, mais 8 novidades ao longo de 2019 e 2020, dentre elas as novas gerações do Corsa e da multivan Vivaro em suas versões de carga e passageiros. Além disso, figura na lista o sucessor do Mokka X, SUV compacto da marca.

Também estão previstas uma versão elétrica do Corsa, bem como uma variante híbrida plug-in do SUV Grandland X. A ideia da Opel é que, por volta de 2024, toda a gama conte com opções eletrificadas. O caminho é semelhante ao de muitas fabricantes globais e segue uma tendência mundial para oferecer automóveis menos poluidores e mais econômicos.

Aos poucos a Opel vai deixando de compartilhar tecnologias com a GM, até então sua proprietária, e passa a adotar plataformas e sistemas de propulsão compartilhados com a PSA. Aqui no Brasil, um grande legado dos tempos em que a Opel pertencia à GM pode ser visto em modelos que fizeram sucesso em nosso país, como o Vectra, Astra, Zafira, o próprio Corsa, dentre outros carros que ajudaram a projetar a marca Chevrolet por aqui.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis