Corsa Piquet e outras versões que pouca gente conhece entre os usados
Além da série limitada do hatch da GM existem outras que tiveram produção bastante limitada
O mercado de carros usados continua em alta, com crecimento de 7,3% no primeiro semestre de 2024 na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo foram vendidas 7.343.752 unidades, o que é quase de 7 vezes mais do que as 1.077.003 de automóveis e comerciais leves novos vendidos de janeiro a junho, conforme a Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos).
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Entre as várias opções de carros usados que existem disponíveis existem algumas que foram fabricadas em pouca quantidade e que quase ninguém conhece. Confira abaixo 5 desses modelos, que são raridades hoje em dia.
1 - VW Parati Club G2
Imagem: Divulgação
Além da versão Club da primeira geração, lançada em 1989 com as rodas da versão GLS, houve também uma da segunda geração, com apelo mais simples, mas com alguns itens exclusivos. As rodas eram de aço, mas de aro 14 com pneus 185/60R e desenho que só ela tinha. Entre os itens se série estavam incluídos faróis de neblina, barras na capota, toca-fitas e cluster com fundo branco.
O motor era o AP.1.800 com injeção eletrônica multiponto, capaz de render 98 cv e 15 kgfm de torque a 3.000 rpm, acoplado ao câmbio automático de 5 marchas. O carro era movido apenas a gasolina, podia atingir 179 km/h e fazer de 0 a 100 km/l em 11,6 segundos, de acordo com dados da fabricante.
2 - Fiat Mille Young
Imagem: Divulgação
De olho no público jovem, a Fiat lançou uma versão do Mille denominada Young. Além dos adesivos coloridos na carroceria, vinha com rodas de aro 13 com calotas e pneus 165/70R, retrovisores pintadas na cor do carro comregulagem interna, lavador de desembaçador do vidro traseiro, vidros verdes e ar-condicional opcional.
O motor era o bem conhecido 1.0 Fiasa, movido a gasolina, que rende 58 cv e 8,2 kgfm de torque a 3.000 rpm, alimentado por injeção eletrônica monoponto. O câmbio é manual, de cinco marchas e conforme dados da fabricante,o hatch compacto pode acelerar de 0 a 100 km/h em longos 17,5 segundos e atingir 151 km/h.
3 - Ford Escort XR3 Laser
Imagem: Divulgação
A Ford lançou uma versão alternativa do Escort XR3 com calotas exclusivas importadas dos EUA. Fazia alusão à classe Laser dos veleiros de competição, como uma ideia ligada à jovialidade e ao esporte. Era um pouco mais em conta que o XR3 convencionale tinha alguns itens exclusivos, como as faixas na carroceria
Vinha com motor 1.6, movido a etanol, de 82 cv e 12,2 kgfm a 4.000 rpm que funciona com câmbio manualde cinco marchas. Apesar do apelo esportivo, o carro não era dos mais rápidos. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em razoáveis 13,4 segundos e atingir 163 km/h, conforme dados de fábrica.
4 - Renault Twingo Iniciale
Imagem: Divulgação
Era uma versão de luxo do revolucionário hatch da marca francesa, com bancos de couro, ar-condicionado e sistema de navegação opcional, lançada em 1999. Já vinha com motor 1.0 com cabeçote de 16 válvulas, o que era uma novidade na época.
Rende 70 cv e 9,5 kgfm a 4.200 rpm com câmbio manual de 5 marchas. Conforme dados fabricante, pode atingir 157 km/h e faz de 0 a 100 km/h em 14,2 segundos. Movido apenas a gasolina, pode fazer 10 km/l na cidade e 16 km/l na estrada, de acordo com dados do Inmetro.
5 - Chevrolet Corsa Piquet
Imagem: Divulgação
Em homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, a marca de temperios Arisco resolveu fazer uma parceria com a GM e lançar essa edição com apenas 3 mil unidades fabricadas, com as rodas da versão esportiva GSi, adesivos exclusivos e pintura amarela. Mas no lugar do motor 1.6 de 16V tinha o 1.0 de 8V das versões mais simples.
Tem apenas 60 cv e 8,3 kgfm de torque a 3.000 rpm, números para acelerar de 0 a 100 km/h em longos 17,3 segundos e atingor 150 km/h. Vem com para-brisa degradê, limpador e lavador do vidro traseiro, ajuste interno dos retrovisores, entre outros itens. O baixo desempenho do carro ligado ao nome do piloto acaba sendo um fator polêmico.
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