Corolla lidera ranking mundial de vendas em 2011
Sedã da Toyota somou mais de 1,02 milhão de unidades no ano passado. Confira o top 10
Segundo o ranking elaboradora pela revista Forbes com apoio da consultoria IHS Global, o carro mais vendido no mundo em 2011 foi o Corolla, com cerca de 1,02 milhão de unidades comercializadas em mais de 140 países (o modelo é produzido em 14 países, inclusive no Brasil). O resultado mostra a força da Toyota no segmento, que neste ano viu suas vendas globais recuarem 6% devido aos percalços causados em suas fábricas no Japão, atingidas pelo terremoto e tsunamis em março - o desastre fez GM e VW a ultrapassarem.
A ordem dos carros no ranking também mostra uma nova ordem mundial, puxada principalmente por fabricantes asiáticos, e a receita básica do chamado “carro global”, um veículo produzido em diferentes partes do globo com poucas modificações, o que permite economizar com projetos e grandes adaptações em linhas de montagem. Alguns desses exemplos são o próprio Corolla, além de Focus, Cruze e Jetta. Confira quais foram os automóveis mais vendidos em 2011:
1- Toyota Corolla
Produzido desde 1966, o Corolla lidera o ranking mundial de vendas de automóveis desde meados dos anos 1990. Atualmente é produzido em 14 fábricas diferentes pelo mundo em versões sedã, hatchback e perua - no Brasil o carro é fabricado em Indaiatuba (SP) somente no formato sedã. Segundo a IHS, em 2011 cerca 1,02 milhão de unidades do principal carro da Toyota foram comercializadas no mundo.
2 - Hyundai Elantra
A primeira surpresa da lista, o Elantra, teve um belo salto de vendas em 2011, puxado principalmente pelo aumento da presença da Hyundai nos Estados Unidos e mercados da América do Sul, e deixou de ser um mero coadjuvante. Foram mais de 1,01 milhão de carros vendidos, praticamente encostado no Corolla. O modelo, bem diferente do concorrente da Toyota, é produzido em apenas uma fábrica na Coreia do Sul.
3- Wuling Sunshine
O veículo mais vendido da China, atualmente o maior mercado de automóveis do mundo, é figura fácil em qualquer Top 10 de vendas de escala mundial. É o caso da minivan Wuling Sunshine, que vendeu mais de 943.000 exemplares em 2011, de acordo com as contas da consultoria IHS. Usado tanto para o transporte de passageiros como para a carga, a van é resultado de uma parceria da GM com a Wuling, especialista chinesa em modelos do gênero.
4 - Ford Focus
Considerado o principal automóvel da Ford no mundo, o Focus é sucesso absoluto nos EUA e Europa, onde aliás já está na terceira geração. A segunda geração, também contabilizada, ainda segue oferecida nos demais mercados. No Brasil o modelo à venda vem da Argentina. Quarto colocado no ranking, o veículo somou cerca de 919.000 emplacamentos em 2011.
5- Kia Rio
Outra surpresa coreana é o Rio, que em 2011 despontou em mercados europeus, nos EUA e Ásia. Como o Elantra, o compacto era apenas um figurante em seu ramo, mas ganhou novo status ao ser resenhado por Peter Schereyer, o conceituado designer alemão que vem surpreendendo com os novos carros da Kia Motors. Vendeu aproximadamente 815.000 unidades no ano passado.
6- Ford Fiesta
Outro carro global da Ford é o Fiesta, que virou “New” há dois anos e já faz um tremendo sucesso (a geração anterior também entra na conta). Sexto colocado mundial, o compacto teve aproximadamente 781.000 unidades comercializadas em 2011. Seus principais mercados são a Europa e o EUA.
7- Volkswagen Jetta
Revitalizado no início de 2011, o Jetta perdeu parte de sua classe e esportividade em troca de mais acessibilidade. Deu certo. O carro é um dos principais pilares da VW nos EUA e também é exportado do México para todo o mundo, inclusive para o Brasil. Impulsionado pelo mercado norte-americano, o sedã somou cerca de 745.000 vendas em 2011.
8- Toyota Camry
Considerado um carro de luxo no Brasil, o Camry é mais acessível em mercados no exterior, em especial no Japão e EUA. O sedã da Toyota posicionado acima do Corolla também resistiu ao abalos sofridos pela montadora em 2011 e se manteve no top 10 de vendas mundial com cerca de 726.000 exemplares vendidos no período. No mercado brasileiro, o modelo oferecido ao público é a série produzida no Japão, com algumas diferenças em relação ao modelo americano.
9- Chevrolet Cruze
Apesar do grande volume de vendas da GM no mundo, o único modelo de alguma de suas marcas presentes entre os 10 mais vendidos é o Chevrolet Cruze. O veículo apareceu na lista em 2011 devido a estratégia da montadora, que praticamente dobrou o volume de produção do carro no mundo e passou a exportá-lo para mais países. Conforme o estudo da IHS, o automóvel, contanto as variantes sedã e hatch, vendeu cerca de 691.000 unidades no ano passado.
10- Volkswagen Golf
Além do Jetta, outro carro da VW no top 10 é o Golf. Embora seja também considerado um carro global, há grandes distorções entre os modelos disponíveis na Europa e EUA (com a sexta geração do carro) em relação a série em produção (quarta geração) no Brasil. Mesmo assim segue forte nos países onde atua. Em 2011 teve 648 mil unidades vendidas pelo mundo todo.