Corolla Cross é líder dos 5 SUVs 0 km mais econômicos com etanol
Como o combustível passou a ser mais vantajoso na maior parte do país, vale a pena ficar de olho nos dados de consumo
Os SUVs dominam as vendas hoje em dia no Brasil, atingindo 49,7% de paticipação em junho, de acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos). Mas, além de uma carinha bonita, eles precisam ser econômicos para valer a pena. Por isso, resolvemos listar 5 dos SUVs 0 km mais econômicos do Brasil, quando abastecidos com etanol.
VEJA TAMBÉM:
- SUVs atingem 49,7% de participação em junho e T-Cross lidera no semestre
- Novo Nivus e Jeep híbrido: os 13 SUVs que serão lançados no segundo semestre
Os dados foram coletados do último relatório do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) 2024 do Inmetro. Confira a lista abaixo dos que gastam menos com o combustível vegetal.
1º Toyota Corolla Cross 1.8 16V Hybrid
Imagem: Divulgação
O Corolla Cross 2024 está disponível em duas versões, a de entrada XRV Hybrid, vendida por R$ 202.690, e a topo de linha XRX Hybrid, oferecida por R$ 213.010. Seja qual for a opção, ambas estão equipadas com motor 1.8 16V de 101 cv abastecido com 100% de etanol e 72 cv extraídos de dois propulsores elétricos que compõem o conjunto motriz.
Vendido desde 2021, o Corolla Cross usa a mesma tecnologia híbrida flex do primeiro carro híbrido flex do Brasil, o Corolla Sedan.
Consumo na cidade: 12,5 km/l (etanol)
Consumo na estrada: 10,1 km/l (etanol)
Consumo energético: 1,29 MJ/km
2º- Fiat Pulse 1.3 MT
Imagem: Divulgação
O Fiat Pulse é o primeiro SUV da marca feito no Brasil. Fabricado na planta de Betim, MG, do grupo Stellantis, o modelo surgiu em 2021 e atualmente é comercializado em seis versões, incluindo uma com câmbio mecânico de cinco velocidades.
Com essa configuração, junto ao motor aspirado 1.3 Firefly que rende até 107 cv com etanol, o Pulse traz um dos menores consumos da linha. Esta versão de entrada é vendida com preço a partir de R$ 103.990.
Consumo na cidade: 9 km/l (etanol)
Consumo na estrada: 10,4 km/l (etanol)
Consumo energético: 1,58 MJ/km
3º- Renault Kardian
Imagem: Divulgação
Recém-lançado no Brasil, o Kardian veio para atrapalhar as vendas de VW Nivus e Fiat Pulse e, para isso, além de toda a tecnologia empregada, o SUV da Renault chegou com preço competitivo: R$ 112.790 (Evolution), R$ 122.990 (Techno) e R$ 132.790 (Première Edition).
O propulsor TCe extrai até 125 cv com etanol graças, em parte, à eficiente transmissão automática e-shifter e paddle-shift (aletas para troca de marcha) de seis marchas.
Consumo na cidade: 9 km/l (etanol)
Consumo na estrada: 9,7 km/l (etanol)
Consumo energético: 1,59 MJ/km
4º- Honda HR-V 1.5 aspirado
Imagem: Divulgação
Além da confiabilidade e custo-benefício dos veículos da Honda que estão enraizados entre os brasileiros, o HR-V é a porta de entrada para quem quer ingressar no mercado de SUVs da marca nipônica. O mais simples é vendido por R$ 152.700.
Sua usina de força é uma 1.5 acoplada a uma caixa do tipo CVT que simula sete velocidades. São 126 cv de potência no etanol, o que faz do SUV da Honda ter um ótimo conjunto motriz, ou seja, conforto e economia. O que mais um dono de SUV pode querer?
Consumo na cidade: 8,8 km/l (etanol)
Consumo na estrada: 9,8 km/l (etanol)
Consumo energético: 1,62 MJ/km
5º- VW Nivus
Imagem: Divulgação
O SUV cupê da Volkswagen pode ser comprado em três versões como a Sense 200 TSI (R$ 119.990), Comfortline 200 TSI (R$ 134.390) e Highline 200 TSI (R$ 151.590).
Seja qual for a escolha, as três contam com a mesma unidade turbinada 1.0 (999 cm³) que garante até 128 cv de potência. Além disso, há a caixa automática de seis velocidades com a opção da função Tiptronic, cujas trocas podem ser feitas manualmente. Ou seja, conforto e esportividade num só tipo de transmissão.
Consumo na cidade: 8,3 km/l (etanol)
Consumo na estrada: 11,9 km/l (etanol)
Consumo energético: 1,68 MJ/km
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter