Corolla 2021: de olho no perfil racional, versão de entrada GLi traz conteúdo interessante
Na nova geração do sedan médio, opção mais barata apresenta uma grata evolução
Geralmente as versões de entrada na maioria dos automóveis tem apenas a função de fisgar aqueles consumidores que sempre colocam o custo-benefício em primeiro lugar. Não por acaso, ao conhecer o produto mais de perto, esses potenciais clientes acabam constatando que são as versões intermediárias ou aquelas mais completas que acabam entregando tudo o que eles esperam encontrar, em termos de equipamentos, em um automóvel.
Na história do Toyota Corolla nacional, isso também era plenamente aplicável. Na gama local do sedan, a opção de entrada GLi sempre foi a chamariz do público por conta do preço mais camarada, porém, ao ficar devendo recursos como central multimídia, um revestimento interno mais nobre, entre outros atributos, foi a versão imediatamente acima, a XEi, que acabou dominando a preferência do público brasileiro quando o assunto é Corolla.
Em sua 12ª geração, entretanto, o Corolla GLi passou a contar com um pacote muito mais equilibrado, como o Autoo constatou durante o convívio de uma semana com o modelo.
Versão racional por excelência, o Corolla GLi hoje parte de R$ 110.190 e traz o mesmo conjunto mecânico da opção XEi (R$ 121.690), o que, por si só, já é algo bastante positivo para o catálogo mais acessível. Mesclando as injeções direta e indireta, o motor 2.0 16V Dynamic Force estabelece uma excelente dupla com o avançado câmbio automático CVT, o qual oferece 10 marchas pré-selecionadas para quem não abre mão de um pouco mais de controle sobre o carro.
Indo além, o Corolla GLi preserva a suspensão independente nas quatro rodas (multibraço no eixo traseiro) como ocorre nas variantes superiores, outro traço positivo. Graças ao layout mais sofisticado e a avançada plataforma GA-C, o sedan renovado entrega níveis de conforto e qualidade dinâmica até então não encontrados em um Corolla nacional.
É fato que, para custar menos, o Corolla GLi adota algumas saídas. Não há revestimento interno de couro como ocorre a partir do Corolla XEi, porém a Toyota selecionou para o Corolla GLi uma caprichada cobertura para os bancos que mescla tecido com material sintético, a qual repercute em um bom aspecto visual para a cabine. Outra melhoria considerável para o catálogo de entrada é a presença da central multimídia com suporte ao Apple CarPlay e Android Auto. O aparelho domina cada vez mais o desejo do público em geral, que não quer abrir mão das conveniências de seu smartphone. Além disso, convenhamos, em um carro bem acima dos R$ 100 mil como é o caso do Corolla GLi é praticamente obrigatória a presença de tal recurso hoje em dia.
Completam ainda a lista de itens de série do Corolla GLi 2021 os 7 airbags, controles de tração e estabilidade, rodas de liga leve aro 16”, acendimento automático dos faróis, computador de bordo e câmera de ré. Pode não ser uma lista muito generosa para um modelo de R$ 110 mil, mas traz os recursos essenciais para um carro da categoria.
O painel de instrumentos bastante convencional e sem nenhum diferencial estético no Corolla GLi, bem como os comandos simples do ar-condicionado, podem parecer um tanto quanto rústicos demais para quem deseja um acabamento superior. De qualquer forma, o Corolla GLi compartilha com as outras versões a excelente cabine, suficiente para cinco passageiros, e o bom porta-malas para 470 litros.
Se até a geração anterior o Corolla GLi não era recomendado por ficar devendo muitos itens quase obrigatórios em um sedan de médio porte, a partir da 12ª geração o catálogo mais acessível agora é uma pedida completamente viável para o produto. Em resumo, o Corolla GLi pode abrir mão de elementos mais refinados para a cabine ou a parte externa, mas certamente lhe permite desfrutar de toda a excelência técnica do modelo pagando um preço mais convidativo. Colocando tudo na balança, é uma proposta a ser considerada com carinho.
Ficha técnica
Toyota Corolla 2021 GLi 2.0 16V flex automático 4p | |
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Preço | R$ 110.190 (09/2020) |
Categoria | Sedã médio |
Vendas acumuladas neste ano | 41.083 unidades |
Motor | 4 cilindros, 1987 cm³ |
Potência | 169 cv a 6600 rpm (gasolina) |
Torque | 21,4 kgfm a 4400 rpm |
Dimensões | Comprimento 4,63 m, largura 1,78 m, altura 1,455 m, entreeixos 2,7 m |
Peso em ordem de marcha | 1375 kg |
Tanque de combustível | 50 litros |
Porta-malas | 470 litros |