Confira detalhes dos 5 sedãs mais econômicos do Brasil
Lista tem modelos híbridos que fazem até 18,3 km/l de consumo na cidade
Chega janeiro e vem sempre aquela mesma história de economizar para compensar o gasto no final de ano. E o combustível, sem dúvida, é um dos principais vilões que impactam no cálculo inflacionário do brasileiro.
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Por isso, os modelos flex e híbridos podem ser a saída para o menor gasto com combustível e é uma tendência para o mercado automobilístico brasileiro.
De olho nesse contexto, conheça os cinco sedãs mais econômicos que você pode comprar, segundo o ranking elaborado pela plataforma on-line de vendas de veículos InstaCarro, com dados de consumo divulgados pelo Inmetro.
5º-Fiat Cronos
O sedã chegou em 2018 importado da Argentina, inicialmente com motores 1.3 e 1.8, mas em 2023, passou a vir com motor mais econômico 1.0 com seis válvulas aspirado (75/71 cv de potência e torque de 10,7/10 kgfm), sempre associado à transmissão manual de cinco velocidades.
Graças ao novo conjunto motriz que foi responsável por ter um dos menores consumo de combustíveis da categoria, em novembro, o Cronos vendeu 5.572 unidades, segundo a Fenabrave. Isso representa uma alta de 13% se comparado com outubro.
Consumo com gasolina: 14 km/l (cidade) e 16,1 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 9,9 km/l (cidade) e 11,4 km/l (estrada)
4º- Chevrolet Onix Plus
Ele foi lançado em 2019 para substituir o Prisma, mantido por algum tempo na linha com o nome Joy Plus. Hoje, ele é o vitorioso entre os sedãs mais vendidos no acumulado com 68.516 unidades.
No caso da configuração sedã do Onix, batizada de “Plus”, ela está disponível em seis configurações diferentes de versões e motores com opções de câmbio manual ou automático. O modelo de entrada vem com motor aspirado 1.0 de três cilindros que junto ao câmbio manual de seis marchas rende 82/78 cv de potência e 10,6/9,6 kgfm de torque.
Consumo com gasolina: 13,6 km/l (cidade) e 17,5 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 9,5 km/l (cidade) e 12,4 km/l (estrada)
3º-Toyota Camry Hybrid
Elegante e imponente, o “irmão” maior do Corolla ganhou a versão híbrida a partir de 2022, perdendo a clássica motorização de seis cilindros em V. Conta com um moderno motor 2.5 de quatro cilindros de 178 cv e 22,5 kgfm de torque que é ligado a outros três propulsores elétricos, e juntos rendem mais 120 cv e 20,6 kgfm. A transmissão é automática do tipo CVT.
Considerado um sedã de grande porte, o Camry vem resistindo ao enxuto mercado cada vez mais sedento por SUVs. Prova disso é que um dos carros-chefe da marca na América do Norte ganhará uma nova geração.
Consumo com gasolina: 17,4 km/l (cidade) e 15,3 km/l (estrada)
2º-Toyota Corolla Flex Hybrid
O único sedã flex híbrido do mercado está equipado com motor 1.8 flex de 101/98 cv e 14,5 kgfm de torque, e mais dois motores elétricos de 72 cv. Em parceria com o câmbio automático do tipo CVT, traz uma potência combinada de 122 cv e torque combinado de 16,6 kgfm.
Na linha 2024, tanto a opção 2.0 flex quanto a 1.8 híbrida flex ficaram até 9% mais econômicas, mesmo sem alterarem as suas respectivas potências. No caso da versão Hybrid, os dados de consumo estão logo a seguir.
Consumo com gasolina: 17,9 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 11,8 km/l (cidade) e 10,5 km/l (estrada)
1º-Honda Civic Híbrido
O Civic já tem uma boa imagem consolidada por aqui desde o começo da década de 1990 e durante um bom tempo ficou entre os sedãs mais vendidos do Brasil junto ao Toyota Corolla. Com várias versões e configurações motrizes, estava faltando chegar a híbrida.
Importado da Tailândia, desde 2021, atualmente o sedã da Honda só é vendido com motor híbrido, no caso um 2.0 aspirado a gasolina (143 cv e 19,1 kgfm) que atua em conjunto com mais dois elétricos (184 cv e 32,1 kgfm). Junto a eles há uma transmissão CVT de uma marcha que propicia uma condução suave e eficiente.
Consumo com gasolina: 18,3 km/l (cidade) e 15,9 km/l (estrada)
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