Conheça os menores carros do Brasil
Metade deles vêm da China, mas há modelos premium e também novidades de última geração
Você certamente já se deparou com essa situação: rodando por um quarteirão à procura de uma vaga, encontra um espaço apertado entre dois veículos e descobre tarde demais que ele não serve para seu carro por causa de alguns centímetros ou, pior, porque um dos vizinhos de vaga resolveu deixar um espaço extra logo atrás.
Com cada vez mais carros nas ruas brasileiras, os espaços para estacionar têm se tornado um dilema no dia a dia. Seja no prédio onde você mora ou onde trabalha, no supermercado, shopping, sem falar nas cada vez mais raras vagas na rua.
Na outra ponta do problema estão os novos modelos, que cresceram para acomodar famílias maiores ou, então, porque muita gente tem comprado os SUVs grandalhões, que ao menos são um transtorno nessas horas.
“E se minha prioridade é ter um automóvel pequeno e prático?”, alguém pode se perguntar. Foi com essa dúvida na cabeça que AUTOO analisou o mercado brasileiro em busca dos menores modelos à venda, independentemente de categoria e preço. A boa notícia é que eles existem em bom número, mas cobram por suas dimensões reduzidas, seja na falta de versatilidade, conforto ou sofisticação.
A lista, atualizada no final de 2014, perdeu dois modelos, o chinês S18, da Chery, e o Uno Mille, o veterano popular da Fiat, que não se adequou à legislação que exige airbag e ABS. Em compensação, o mercado ganhou duas novas opções, o também chinês Geely GC2 e o Vokswagen up!. Ainda assim, o ForTwo, da Smart, continua a ser o menor carro à venda no Brasil.
Para chegar ao nosso veredicto, utilizamos uma regra simples, a área projetada do veículo, ou seja, multiplicamos o comprimento pela largura para descobrir quanto espaço ele ocupa em média. Os principais compactos do mercado têm em torno de 6,5 m², o que equivale a dois terços do espaço de uma vaga média, que possui em torno de 10,3 m², mas qualquer um sabe que o normal é ter menos que isso por aí. Confira nosso ranking com os 10 menores carros do Brasil.
Não dá nem para fingir surpresa com a 1ª colocação desse ranking, Sim, o Smart ForTwo é o menor carro vendido no Brasil, com margem. Para se ter ideia, ele ocupa menos da metade do espaço que um Fusion precisa. Numa vaga onde caberia uma picape RAM é possível colocar qause três Smart. O carrinho francês tem ainda outro mérito, o de manobrar em espaços pequenos. Mas há um preço a cobrar. Pouco espaço até para dois, um certo ruído incômodo do motor, que vai atrás, como um Fusca, e um ambiente simples para um carro com preço tão alto. A partir de R$ 69.600.