Conheça os cinco SUVs 0 km mais econômicos do Brasil
Lista aponta modelos novos com motorização híbrida que chegam a fazer até 17,8 km/l na cidade
Você sempre sonhou com um SUV por ter boa posição de dirigir e espaço interno privilegiado, mas sempre teve o pé atrás por conta do alto consumo de combustível.
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Com o mercado cada vez mais recheado deles e consumindo menos combustível por conta da tecnologia flex e híbrida, eis a sua chance de optar por um dos cinco zero-quilômetros mais econômicos vendidos hoje no Brasil. Dessa maneira, acompanhe quais são eles, segundo a lista da plataforma de venda de carros online InstaCarro e com dados de consumo divulgados pelo Inmetro.
5º-Fiat Pulse 1.0 turbo
Montado em Betim (MG), o Pulse é considerado o “primeiro carro da Fiat totalmente desenvolvido no Brasil”. o segmento de SUVs, no mês de novembro ele aparece entre os cinco SUVs mais vendidos com 4.719 emplacamentos, segundo a Fenabrave.
Foi lançado em 2021 com duas opções de motores. A 1.0 turbo rende 130/125 cv e 20,4 kgfm de torque, com etanol ou gasolina (só com transmissão continuamente variável CVT, que simula sete velocidades), além da 1.3 (107/98 cv; manual de cinco marchas ou CVT).
Consumo com gasolina: 12,1 km/l (cidade) e 14,4 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 8,4 km/l (cidade) e 10,2 km/l (estrada)
4º-Honda HR-V
Além da confiabilidade e custo-benefício dos veículos da Honda que estão enraizados entre os brasileiros, o HR-V é a porta de entrada para quem quer ingressar no mercado de SUVs da marca nipônica.
Seu motor é um 1.5 acoplado a uma caixa do tipo CVT que simula sete velocidades. São 126 cv de potência no etanol e gasolina, enquanto que o torque rendido é de 15,8 kgfm (etanol) e 15,5 kgfm (gasolina).
Consumo com gasolina: 12,7 km/l (cidade) e 13,9 km/l (estrada)
Consumo com etanol de 8,8 km/l (cidade) e 9,8 km/l (estrada)
3º -Fiat Pulse 1.3
Ao contrário da 1.0 turbinada, a opção 1.3 do Pulse (107/98 cv e 13,7/13,2 kgfm de torque), como dito no começo desta matéria, traz duas opções de câmbio: manual com cinco velocidades ou a do tipo CVT que simula sete posições. Essa 1.3 flex com este tipo de caixa de transmissão, por exemplo, é a mais econômica da linha Pulse.
Consumo com gasolina: 12,8 km/l (cidade) e 14 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 8,9 km/l (cidade) e 10,6 km/l (estrada)
2º-Kia Stonic Hybrid
Vendido no final de 2021 como linha 2022 no país, o Stonic veio em versão única e equipada com motor Kappa de 3 cilindros, turbo GDI (injeção direta), de 1 litro (118 cv e 17,1 kgfm), a gasolina, mais o sistema híbrido de 48V MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) Smartstream.
Segundo a Kia, são 120 cv de potência combinada enquanto que o torque combinado é de 20,4 kgfm. Este conjunto motriz é ligado ao câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem DCT.
Consumo com gasolina: 13,7 km/l (cidade) e 13,8 km/l (estrada)
1º-Toyota Corolla Cross XRV Hybrid
Outro modelo que vem agradando é o Corolla Cross. Apesar das polêmicas do escapamento exposto e do projeto nacional inferior ao dos modelos estrangeiros, o nosso Cross também tem qualidades. Uma delas está no fato da tecnologia do motor flex, tecnologia pioneira da marca e exclusiva nossa. Portanto é o primeiro SUV com a tecnologia híbrida flex.
Na motorização, a versão híbrida traz um 1.8 flex de até 101/98 cv e 14,5 kgfm de torque + motor elétrico com 72 cv e 16,6 kgfm de torque.
Consumo com gasolina: 17,8 km/l (cidade) e 14,7 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada)