Conheça os cinco principais hatches que chegam ao Brasil em 2024
Modelos eletrificados são a aposta para o ano que vem do emergente mercado brasileiro
O ano 2024 promete uma enxurrada de novidades entre modelos a combustão, além dos cada vez mais presentes híbridos e elétricos, uma realidade que o Brasil já vem recebendo de braços abertos. Dados da ABVE mostram que novembro foi emplacado a incrível marca de 10.601 unidades, cuja marca deverá ser superada neste mês de dezembro.
VEJA TAMBÉM:
- Veja os carros elétricos mais vendidos de novembro, conforme a ABVE
- Confira os 10 carros elétricos com menor autonomia à venda no Brasil
Destacando o segmento dos hatches, eles são a tendência para quem quer ingressar no mercado e novos e elétricos e com base nos estudos e perspectivas do mercado, tem modelos que podem custar a partir de R$ 100 mil.
5- JAC Yiwei 3
O carro da JAC chega para disputar o mercado dos hatches 100% elétricos na faixa dos R$ 150 mil. Assim, seus principais alvos na briga pela liderança de mercado serão o BYD Dolphin e GWM Ora. O Yimei 3 tem sido flagrado por diversas vezes rodando em terras brasileiras desde o primeiro semestre deste ano e até já foi visto em concessionária de São Paulo.
Contando com pouco mais de 4 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,56 m de altura, o visual retrô é idêntico ao modelo que é vendido na China, com faróis que lembram o do concorrente GWM Ora. Internamente, o painel traz desenho limpo e sem botões físicos, com apenas duas telas, uma que faz o papel de cluster e outra central que concentra todos os comandos multimídias e do sistema de ventilação.
Por aqui, o modelo que virá importado daquele país, será representado pelo Grupo SHC e, até o momento, não sabemos qual será a versão que será comercializada. Na China, o Yimei 3 é vendido com motores de 95 cv e 405 km de autonomia e 136 cv com 505 km de alcance.
4- Mini Cooper
Além do SUV Countryman confirmado para 2023, a Mini renovou o também o seu hatch Cooper, novidades já confirmadas para o nosso mercado, no caso das versões elétricas, a partir do ano que vem.
A atual gama de eletrificados já era vendida por aqui, mas para o ano que vem a promessa é dos novos Cooper reestilizados só com a opção 100% elétrica. Disponíveis a partir das opções Mini Cooper E e Mini Cooper SE, o hatch será equipado com os respectivos motores elétricos de 183 cv e 29,5 kgfm de torque e 217 cv e 33,6 kgfm de força.
Quanto à autonomia, através de uma bateria de 40,7 quilowatts-hora possibilitará ao Cooper E 305 km. Já para a variante SE que trará uma bateria de 54,2 kWh rende alcance de 402 km. Ambos os números foram obtidos através do ciclo WLTP. Apesar da atualização na linha EV da Mini, as linhas icônicas se mantiveram, uma forma de tradição e identificação de seus veículos.
A marca automotiva britânica foi fundada em 1969, e, desde 2000 é controlada pela alemã BMW. O lançamento está previsto para acontecer a partir do segundo semestre de 2024.
3- Peugeot e-208
O Peugeot e-208 chegou importado da Eslováquia em 2021, mas já está confirmada para o ano que vem a sua mais recente reestilização.
O destaque ficou para a nova frente mais agressiva com novo logotipo com o tradicional leão estilizado da marca francesa. Na parte traseira, a alteração principal foi a retirada do logo da marca no topo e das lanternas que ganharam três filetes horizontais em led em alusão às garras do leão. Já o nome Peugeot estilizado ganhou novo formato e tamanho.
Internamente, o destaque ficou por conta do acabamento mais refinado como o aplique da Alcantara nos bancos e central multimídia de 10 polegadas. O e-208 GT chega com motor elétrico de 158 cv alimentado por uma bateria de 51 kWh com capacidade para alcance de até 400 km no ciclo WLTP.
2- BYD Seagull
Para tirar o título de carro 100% elétrico mais barato da BYD (Dolphin, R$ 150 mil), a partir do primeiro semestre de 2024 chega o Seagull, um subcompacto totalmente elétrico. Ao contrário do mercado chinês que é chamado de Seagull, por aqui o urbano receberá o nome de Dolphin Mini. Homologado para apenas 4 pessoas, o Dolphin Mini mede apenas 3,7 m de comprimento, 1,71 m de largura e 1,54 m de altura e 2,50 m de entre-eixos.
Entre os concorrentes, o subcompacto baterá de frente com outros elétricos do mesmo porte tais como JAC e-JS1, Caoa Chery iCar e Renault Kwid E-Tech. Ainda não se sabe quanto vai custar, mas espera algo em torno de R$ 100 mil a R$ 130 mil.
Na China, o modelo é oferecido com duas opções de motores elétricos, sendo uma alimentada por um conjunto de baterias de 30 kWh e 75 cv de potência com autonomia de 305 km e a segunda, com baterias de 38,8 kWh, 102 cv de potência e autonomia de 405 km.
1- Honda City
Além da versão sedã, o City Hatch também vai ganhar mudanças a partir do ano que vem, na verdade uma reestilização de meia-vida, como é conhecida. O destaque fica por conta do visual dianteiro com para-choque com nova entrada de ar do tipo colmeia e faróis auxiliares com novas molduras, a exemplo do que acontece com os modelos vendidos na Índia e Tailândia.
Na parte traseira, o para-choque ficou mais esportivo. Já o jogo de rodas, apesar de manter 16 polegadas, terá novo desenho. Por dentro, o acabamento será renovado.
Em contrapartida, no conjunto motriz, seguirá o mesmo motor 1.5 de 126 cv de potência (a 6.200 rpm) seja com gasolina ou etanol e torque de 15,5 kgfm (gasolina) e 15,8 kgfm (etanol), sempre a partir das 4.600 rpm. Associado ao propulsor, segue a consagrada transmissão do tipo CVT com simulação de sete marchas.
Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter