Conheça os 9 carros usados mais vendidos do mês; Renault Sandero é o líder
Seguido do vitorioso, vem outro hatch, Ford Fiesta, acompanhado do sedã Chevrolet Prisma
A plataforma de carros online Instacarro divulga o ranking dos veículos usados e seminovos mais vendidos de outubro. Segundo a interface digital, no período houve um aumento de 19% nas vendas.
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Entre os mais procurados, o Renault Sandero liderou a pesquisa, seguido de outro hatch, o Ford Fiesta, e logo à frente do sedã Chevrolet Prisma. Exceto pelo terceiro modelo que continua sendo fabricado, o primeiro ainda é produzido, mas com nome da versão aventureira Stepway, e o segundo saiu de linha em 2019.
Confira abaixo a lista completa dos 9 automóveis usados mais vendidos
1 - Renault Sandero
O Sandero foi lançado no final de 2007. Um de seus atributos está no bom aproveitamento de espaço interno, já que ele compartilha a mesma base B0 do sedã Logan. Em 2014, o hatch ganhou melhorias , incluindo uma nova plataforma M0 que propiciou um ambiente ainda mais espaçoso, incluindo o porta-malas de 320 litros.
Atualmente, o modelo segue em produção, mas apenas na variante aventureira Stepway - nas versões Zen 1.0 MT, Zen 1.6 MT e Iconic 1.6 CVT.
2- Ford Fiesta
O Fiesta saiu de linha em 2019, há quase dois anos antes da Ford encerrar oficialmente a produção de seus veículos no Brasil. Contudo, o carro segue firme na preferência dos modelos usados.
Mesmo com a desvantagem da redução drástica das autorizadas por conta da saída da Ford, o modelo ainda é muito procurado, graças ao visual estiloso e excelente custo-benefício. Desde as versões mais simples, já traz ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas e espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player/MP3 com seis alto-falantes, computador de bordo e alarme.
3-Chevrolet Prisma
Se você quer um carro bom, bonito e barato, o Prisma pode ser seu aliado. Além de tudo isso, ele conta com robustez mecânica, excelente valor de revenda e para os que buscam mais espaço, excelente porta-malas. São 500 litros, só perdendo para o Fiat Grand Siena, com 520 litros e o Renault Logan, 510 litros.
Presente no mercado brasileiro desde 2006 quando usava a base do Celta, a partir de 2012 passou a dividir a plataforma com o Onix. Essa mudança trouxe melhorias não só no acabamento que era considerado precário pelos seus donos, mas também no melhor isolamento acústico que reduziu os ruídos internos.
4- Volkswagen Up!
Quem quer um hatch com uma pitada de esportividade, encontra no VW Up! uma boa alternativa. Com preços bastante convidativos, o veículo traz como predicados bom desempenho, baixo consumo de combustível e razoáveis 285 litros de capacidade de porta-malas. Vale lembrar que estamos falando de um hatch subcompacto de pouco mais de 3,60 m de comprimento e homologado para transportar só quatro pessoas, com o motorista.
Foi lançado em 2014 com motor tricilíndrico flexível, só na opção 1.0 12V de 82/75 cv e câmbio manual de cinco marchas (estreado no VW Fox Bluemotion). Mais tarde passou a oferecer a temida caixa automatizada I-Motion. Em 2015, surgia o inédito propulsor flex 1.0 de 3 cilindros com turbocompressor de 105/101 cv.
5- Ford EcoSport
O EcoSport inaugurou o segmento dos SUVs compactos por aqui em 2003 e liderou sozinho nesse “mercado emergente” que não demoraria para virar febre e que hoje representa quase a metade da preferência dos veículos vendidos no Brasil.
Apesar de não ser mais fabricado, já que a marca deixou o país em 2021, o jipinho segue na preferência por quem está querendo ingressar no segmento dos SUVs. Há várias opções de motor que vão desde as mais populares 1.6 até as mais potentes 2.0, com câmbio manual de cinco marchas ou caixa automática convencional, com conversor de torque, de seis velocidades.
6- Honda Fit
Quem vê seus pouco mais de 4 m de comprimento, se engana o latifúndio que se esconde por dentro do monovolume da Honda. Prático para o dia a dia, a grande sacada está no sistema de rebatimento dos bancos que era chamado de ULT (de Utility, Long and Tall) e que na última geração virou ULTRa Seat. Ambos são fáceis de serem dobrados e trazem configurações que permitem transportar desde vasos grandes até pranchas de surf.
O motor 1.4 8V (83/80 cv) e 1.4 16V flex (101/100 cv) está entre os mais comuns, mas na última geração, só havia o 1.5 16V (116/115 cv) que dá maior agilidade, sobretudo no anda e pára constante dos centros urbanos.
7- Hyundai HB20
Produzido na fábrica brasileira de Piracicaba, SP, o hatch só vem acumulando qualidades - incluindo o bom pacote de equipamentos de série e opcional e a garantia de cinco anos - o que certamente se reflete nos números de vendas.
Segundo a Fenabrave, em outubro, o carro da Hyundai ocupou a sétima posição no ranking de usados mais negociados com pouco mais de 20 mil unidades no período. Só perdeu para o Chevrolet Celta que acumulou 20.965 vendas, seguido de Toyota Corolla (22.183), Chevrolet Onix (27.860), Fiat Uno (34.644), Fiat Palio (35.668) e Volkswagen Gol (62.363).
8- Honda HR-V
O primeiro pequeno SUV esportivo da Honda foi lançado no Brasil em 2015 para concorrer com Ford EcoSport e Renault Duster, Hyundai Creta, Nissan Kicks no segmento dos utilitários esportivos compactos.
Além da confiabilidade Honda e serviço de pós-venda reconhecido como um dos melhores do mercado, o veículo traz todas as qualidades por quem compra um usado ou seminovo. Um exemplo está no conforto e no conjunto de itens de série bastante recheado. Até a partida do motor à distância e abertura automática do porta-malas por sensor de movimento nas versões mais recentes ele trazia.
9- Chevrolet Tracker
A vasta rede de autorizadas da marca Chevrolet dá segurança àqueles que querem um automóvel mais completo e sofisticado sem o receio de ficar na mão por conta da manutenção.
Desde a segunda geração, importada do México no final de 2013, e que se tornou a mais desejada entre os brasileiros, já trazia desde os indispensáveis airbags (motorista e passageiro) até sensor de estacionamento, câmera de ré, sistema de navegação por satélite (GPS), comandos no volante e freios ABS, tudo de série. As opções turbo, lançadas a partir da linha 2017, são as mais preferidas, por conta do maior desempenho atrelado ao menor consumo de combustível.
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