Dispensa motorista: conheça o primeiro ônibus autônomo das Américas

New Flyer Xcelsior AV foi apresentado nos EUA com nível 4 de autonomia
New Flyer Xcelsior Charge AC

New Flyer Xcelsior Charge AC | Imagem: Divulgação

A New Flyer, empresa norte-americana especializada na construção de ônibus para transporte público, revelou nos EUA o Xcelsior AV. O grande atrativo da novidade é que ele já tem nível 4 de autonomia, o que significa que ele é capaz de se guiar sozinho, sem a necessidade de motorista, mas mantém os comandos tradicionais caso uma pessoa precise o dirigir.

A parte computacional e de programação do sistema autônomo do ônibus foi feita em parceria com uma empresa chamada de Robotic Research. Desde maio de 2019, um protótipo circulou em uma linha-piloto no estado de Connecticut (EUA) e, agora, a New Flyer afirma que o Xcelsior AV tem capacidade para ser implementado comercialmente.

New Flyer Xcelsior Charge AC
New Flyer Xcelsior Charge AV tem 12,5 m de comprimento
Imagem: Divulgação

O cérebro do sistema do veículo autônomo é a tecnologia AutoDrive da Robot Research para automação de veículos, que usa dados coletados por sensores como câmeras, radares a laser, GPS e radares convencionais para criar um modelo 3D do ambiente ao redor do veículo, bem como detectar outros veículos, pedestres e demais obstáculos que possam aparecer no caminho.

O New Flyer Xcelsior AV tem 12,5 m de comprimento e é capaz de acomodar até 40 passageiros sentados, sem contar os que ficariam em pé. Há ainda mais dois assentos para portadores de necessidades especiais. A montadora não revelou ainda os dados de performance do modelo autônomo, mas em sua linha de ônibus elétricos, as opções de baterias variam entre 160 kWh até 466 kWh, provendo até 360 km de autonomia entre recargas.

New Flyer Xcelsior Charge AC
New Flyer Xcelsior Charge AV
Imagem: Divulgação

Thiago Moreno

Thiago é jornalista do setor automobilístico desde 2008 e possui pós-graduação em Gestão Automotiva