Conheça o OnStar em detalhes
O AUTOO avaliou o novo recurso presente no Chevrolet Cruze, que oferece várias comodidades
Você tem um compromisso e não muito bem como chegar ao lugar? Quer ficar por dentro das notícias do dia? Resolveu cortar o cabelo e quer uma ajuda para marcar um horário? Agora você consegue fazer tudo isso apertando um pequeno botão azul no retrovisor interno do carro. Bom, pelo menos por enquanto para quem tem um Chevrolet Cruze 2016.
Uma tecnologia já bem difundida nos EUA e até em alguns países da América Latina, finalmente a GM conseguiu oferecer o serviço OnStar no Brasil, em primeiro lugar no Cruze, mas em breve em mais modelos de sua gama no país. Para quem nunca ouviu falar no recurso, ele traz o que há de mais avançado em telemática para o uso em veículos, capaz de realizar uma intrincada combinação entre dados de GPS, telefonia celular, banco de dados e interface humana para atendimento ao usuário.
“Pesquisas mostram que hoje os consumidores consideram muito mais importantes os itens de tecnologia que um carro oferece do que a potência do motor, por exemplo”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da General Motors América do Sul. Não é à toa que para criar toda a estrutura necessária para a nacionalização do OnStar por aqui a GM usou uma parte dos R$ 13 bilhões anunciados em seu mais recente ciclo de investimos no país.
Basicamente o OnStar atende cinco pilares: segurança, emergência, navegação, concierge e conectividade. Você pode começar a semana, por exemplo, sabendo a previsão do tempo para os próximo dias, pedir para o atendente o resultado do futebol no fim de semana, cotação do dólar e até o horóscopo. Outra grande facilidade do OnStar Concierge é poder até mesmo fazer uma reserva em um hotel ou procurar restaurantes.
No caso do Cruze LTZ, que conta com a central multimídia MyLink, você ainda tem a conveniência de pedir uma pesquisa de endereço e obter a orientação diretamente na tela do console central, dispensando o muitas vezes chato trabalho de ter que navegar pelo menu do GPS para inserir a rua desejada. No teste do AUTOO, o endereço foi enviado perfeitamente para o MyLink, porém só notamos uma certa demora entre a ligação para o OnStar e o início da navegação, mas fora isso o sistema funcionou sem nenhum problema.
Além disso, se você notar que está acabando o combustível ou simplesmente quer fazer um passeio pela cidade, o OnStar conta com alguns pontos de interesse que podem ser solicitados pelo motorista. Outro recurso bem útil do OnStar é o alerta do rodízio. No carro avaliado, por exemplo, bastou acionar a ignição em uma quinta-feira para ouvir a mensagem “OnStar informa, hoje é o rodízio do seu carro”. É um belo aliado para evitar uma multa por uma distração banal. O vídeo abaixo, da própria Chevrolet, mostra mais detalhes do OnStar Concierge:
Assim como ocorre no sistema rival, no caso o Sync da Ford, caso os airbags do carro sejam deflagrados devido a uma colisão, a central do OnStar abre o canal de comunicação com o carro e, se não houver resposta, já aciona o serviço de resgate para o local. Uma ajuda que pode salvar vidas.
No campo da segurança patrimonial, o OnStar também ajuda muito. Além de contar com alguns sensores que são capazes de monitorar qualquer tipo de arrombamento, caso o veículo seja furtado a localização do mesmo é obtida em tempo real, bastando avisar as autoridades.
Duas outras funcionalidades/conveniências do OnStar que avaliamos foram o Monitoramento em rota e o Destino seguro. A primeira entra em contato com os ocupantes do carro caso algum desvio em uma rota pré-determinada for realizado sem avisar a central do OnStar, sendo que o atendente pode orientar o motorista a achar seu caminho ou verificar alguma ocorrência. Já o Destino seguro consiste em uma ligação para quem o dono do carro pedir avisando que ele chegou a determinado lugar.
Além do controle por voz realizado dentro do carro, também é possível monitorar o carro por meio de um aplicativo e um site do OnStar. O aplicativo é bem fácil de usar e mostrou-se bem útil para funções simples como trancar e destrancar o carro, além de mostrar sua localização.
Para os que temem algum tipo de “perseguição” ou que as pessoas por trás do sistema possam vigiar o carro, a GM garante que tem uma série de protocolos que impedem esse tipo de ação. Até mesmo os atendentes do OnStar trabalham em um local completamente blindado, onde poucos têm acesso até para garantir a integridade do sistema.
Pelo menos no primeiro ano os donos de Cruze terão direito a um ano do OnStar, sendo que a GM ainda não adiantou como será a feita a cobrança pelo serviço assim que o período terminar. De qualquer forma, o OnStar é um serviço muito interessante e completo, que, sem dúvida, pode virar até um argumento de venda para os veículos da marca. Uma tecnologia mais do que aprovada!