Conheça o novo carro de Barack Obama
Presidente eleito dos Estados Unidos toma posse na próxima terça-feira e ganha um novo Cadillac One, fornecido pela General Motors
Numa época em que só se fala de veículos elétricos, híbridos e ecológicos, é uma imensa ironia ver o novo Cadillac One, limusine desenvolvida para o novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Pesando toneladas, graças a pesada blindagem e os equipamentos de segurança, o veículo é uma adaptação do sedã DTS, que estrrou na função em 2004.
Obama estreará sua versão do Cadillac One na próxima terça-feira, dia 20, durante a cerimônia de posse e verá que o modelo está mais moderno e seguro. Ao custo de US$ 450 mil, a limusine incorpora novos sistemas de comunicação capazes de tornar seu assento uma extensão do Salão Oval da Casa Branca. Há desde monitores de LCD até o famoso telefone vermelho, com qual se comunica com o vice-presidente e o Pentágono.
O veículo, inclusive, embarca em todas as viagens para o exterior que o mandatário faz, por medida de segurança. Segurança, aliás, que está reforçada com câmeras de visão noturna, armamento pesado e até gás lacrimogênio.
A preocupação com os tempos em que os presidentes andavam em carros abertos é tamanha que hoje, mesmo com toda a proteção, o Cadillac One transporta bolsas com o sangue do presidente para casos de transfusão de emergência.
Apesar do peso e das dimensões generosas – são 5,5 m de comprimento –, o DTS de Obama consegue acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 15 segundos, tempo equivalente ao de populares brasileiros. No entanto, seu motorzão consome um litro de gasolina a cada 2 km percorridos, bem no espírito do norte-americano, ao menos até antes da crise financeira.
Para conhecer outros detalhes do Cadillac One, veja o infográfico na galeria de imagens ao lado.