Conheça o carro voador Aeromobil 2.5

Empresa eslovaca cria carro que se transforma em avião; projeto já efetuou voo teste com sucesso

Aeromobil fez um teste numa pista de aeroporto | Imagem: Reprodução

Carros voadores, ou aviões dirigíveis, são veículos que parecem ter saído dos filmes de ficção científica ou de desenhos animados. Infelizmente nenhuma empresa do mundo conseguiu transformar, até hoje, algum projeto em um veículo de sucesso, prático e perto de ser acessível. Mas a empresa eslovaca Aeromobil está tentando mudar este cenário e é com o Aeromobil 2.5 que ela pretende fazer isso.

Com capacidade para um passageiro e um piloto, o carro-avião tem corpo com estrutura de aço e fibra de carbono. Suas asas, dobráveis, se voltam para trás para rodar em ruas e estradas. Para voar, basta dirigir até uma pequena pista de pouso e decolagem, colocar as asas na posição correta e atingir 130 km/h.

Por sinal, esta não é a velocidade máxima que o Aeromobil 2.5 atinge, é apenas a velocidade necessária para efetuar a decolagem. O carro-avião consegue atingir 160 km/h em terra e 200 km/h no ar. Voando, sua autonomia é de 700 km, enquanto no solo ela cai para 500 km.

Veja também: Carros voadores: sonho ou realidade?

Apesar de ainda estar em fase de testes, seu voo teste foi realizado recentemente com êxito, o Aeromobil 2.5 é a terceira geração de um projeto iniciado em 1990, na cidade de Bratislava, Eslováquia, pelo designer Stefan Klein. O carro-avião ainda não tem previsão de ser comercializado.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Dilema das picapes: Ranger XLS ou Titano completa?

Modelos da Ford e da Fiat têm pacotes diferentes, mas preços próximos
Aviação
Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Mais um país recebe o maior avião brasileiro

Embraer entregou o primeiro C-390 Millennium para seu terceiro cliente
MOTOO
Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Nova Bajaj 250 é pedra no sapato de Honda e Yamaha

Dominar 250 2025 tem pacote completo e preço atrativo, mas conjunto pesado; análise