Conheça o carro elétrico brasileiro que ainda não existe, mas já está à venda
Lecar 459 já pode ser encomendado por R$ 279.459 no site da empresa, mas é só um projeto, pelo menos por enquanto
O Brasil não tem uma marca de automóveis nacional de fato, embora muitos sonhos já tenham saído do papel sem ter chegado a fazer grande sucesso. Gurgel, Puma, Lobini e Troller são algumas dessas montadoras que surgiram e, por um motivo diferente da outra, acabaram fechando suas portas.
VEJA TAMBÉM:
Mas os empresários não desistem e vez ou outra surgem novas tentativas. A da vez é a Lecar, uma empresa de Caxias do Sul (RS) que já está aceitando encomendas do Model 459, um sedã elétrico que custa R$ 279.459, conforme mostra o site da empresa. O problema é que o carro ainda não existe.
O sedã ainda está em fase de protótipo e o primeiro dele foi montado parcialmente e mostrado ao vivo no YouTube. No vídeo, uma espécie de entrevista coletiva do empresário Flavio Figueiredo Assis, fundador da Lecar, ele explica como espera que o carro seja, fala sobre dados técnicos e diz que a parte mecânica virá da China.
Nas imagens, o carro não tem motor e nem acabamento interno além dos bancos. A estrutura do carro é tubular com carroceria feita com chapas plásticas. “Material flexível, resistente e tecnológico”, diz a empresa. Tem suspensão independente e caixa de direção, apenas.
A empresa diz que o protótipo será finalizado em fevereiro de 2024, quando passará por homologação na Inglaterra. Esse processo deverá durar até nove meses e as primeiras unidades deverão começar a ser fabricadas em dezembro de 2024.
Cerca de 300 unidades estão programadas para ser montadas por mês, em Caxias do Sul (RS), ainda conforme a empresa, que também diz que vai se concentrar primeiro nas vendas para Grande São Paulo, Campinas (SP) e São José dos Campos (SP). Otimista com seu carro, Assis pretende vender o Model 459 até nos EUA, na França, na Itália e em Mônaco.
De qualquer forma, a Lecar já tem até os números de desempenho do carro. São 3,9 segundos para chegar aos 100 km/h e uma autonomia de 459 km com uma carga. Simulações próprias garantem que o carro é cinco estrelas em segurança.
No site há diversas imagens feitas em computador que mostram um sedã com linhas curvas, faróis e lanternas de LED e interior limpo com uma grande tela vertical no console central. O volante é do tipo manche de avião.
A reportagem do Autoo entrou em contato com a assessoria de imprensa da Lecar e vamos acompanhar o andamento do projeto do Model 459.