Conheça as luzes do seu carro

Luz de posição, baixa, alta, milha e neblina. Veja para quê serve cada uma
Farol

Farol | Imagem: Divulgação

Cada luz do veículo tem uma função e elas não podem ser menosprezadas. Farol de neblina, farol alto, de milha, baixo, pisca-alerta, luz de freio, etc. Tudo tem uma função e devem estar em pleno funcionamento para evitar acidentes. Por isso, vamos conhecê-las.

Luz de posição

Luz de posição ou lanterna, esta luz serve tanto para indicar a presença quanto para sinalizar a largura do seu veículo.

Luz baixa

O uso de faróis baixos é obrigatório durante a noite ou em rodovias. Ele ilumina a estrada à frente do veículo e foi calculado para não ofuscar ou causar desconforto aos motoristas que vêm na direção contrária, nem aos que seguem à frente, olhando pelo retrovisor.

Luz alta

Os faróis altos têm a função de iluminar uma longa distância à frente, principalmente em estradas sem iluminação. Por ter alcance e intensidade fortes, não deve ser utilizado ao cruzar com outro veículo ou segui-lo para não atrapalhar a visão do outro condutor.

Farol de neblina

Normalmente é vendido como opcional, exceto nas versões topo de linha, que já vem de série. Seu único objetivo é melhorar a visibilidade do motorista em caso de neblina, como o próprio nome diz. Ele também serve para dias de tempestades ou nuvem de poeira. Muitos motoristas acham que é permitido andar somente com os faróis de neblina à noite ou na estrada, mas não. Nessas condições é preciso acender o farol baixo.

Farol de milha

Este também é confundido com os faróis de neblina, por isso vale destacar a diferença: o farol de milha tem facho de luz concentrado e de alta intensidade, sendo utilizado na iluminação a distância, assim como acontece com a luz alta.

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país