Conheça 5 híbridos que serão lançados no Brasil em 2024
Eletrificação convivendo com motores a combustão será importante para a transição de tecnologia
Carros elétricos esbarram em uma série de limitações no Brasil. Falta infraestrutura de carregamento em um país onde se viaja longas distâncias.
Além disso, muitas montadoras apostam no etanol para descarbonizar, já que se trata de um combustível renovável de origem vegetal. Então cada vez mais vamos nos acostumar com o termo híbrido-flex e muitos já estão confirmados para chegar em 2024
Stellantis Bio Hybrid
Ainda não sabemos quais modelos vão usar a tecnologia, mas o grupo Stellantis, dono de marcas como Fiat, Jeep, Ram, Peugeot e Citroën já anunciou que vai fabricar os primeiros carros sobre essa nova plataforma em 2024.
A empresa não deu detalhes, mas a aposta por enquanto é de que a tecnologia inicial seja a de híbrido leve, com um sistema elétrico de 48V que substitui o alternador e ajuda o motor a poupar combustível, além de melhorar o desempenho.
Mitsubishi Outlander PHEV
Um SUV híbrido plug-in já é certo que vem e a aposta é todo no Outlander PHEV, que já é especulado para ser vendido no Brasil desde o ano passado.
O SUV de sete lugares tem motor a combustão que funciona em conjunto com outros dois elétricos movidos a bateria que pode ser recarregada na rede elétrica. Somados, os três podem gerar uma autonomia de 675 km, sendo 87 km só no modo elétrico.
Honda CR-V Hybrid
A versão híbrida do Honda CR-V também deve chegar em 2024. Além do visual renovado, o que deixou o carro com aspecto mais esportivo, o interior ficou mais próximo do Accord e do Civic. O painel digital tem tela digital 10,2 polegadas e multimídia de 12,3”.
O motor é o 2.0 16V aspirado de 145 cv e 17,8 kgfm de torque, que trabalha no ciclo Atkinson e funciona em conjunto com outros dois motores elétricos, colocados dentro de uma caixa de câmbio. Um deles é o gerador de energia e o outro serve para a tração.
Toyota Yaris Cross
A marca já avisou que vai começar a fabricar o novo compacto híbrido em dezembro de 2024. Será o Yaris Cross e as vendas provavelmente só começam em 2025, mas uma série de lançamentos devem ser revelados ao longo do ano.
Ainda não temos detalhes de motorização, mas uma possibilidade é manter o conjunto usado por Corolla e Corolla Cross, um 1.8 flex com 122 cv de potência combinada com o elétrico.
Omoda C5
A nova marca do grupo Chery já marcou a passagem para o Brasil para 2024 e o primeiro modelo esperado é o C5, um SUV com ares de cupê que já foi flagrado em testes no Brasil.
O carro é um híbrido leve que tem motor 1.5 turbo de 224 cv acoplado ao câmbio CVT de 9 marchas. Poderá ser acompanhado do elétrico E5, cujo a marca já faz pesquisas de opinião com o público brasileiro.