Conheça 10 SUVs 4X4 usados que costumam não quebrar
Modelos têm boa relação entre custo e benefício e não costumam visitar a oficina
É inegável que cada carro tem as suas características e seus, se assim podemos dizer, “defeitos crônicos”, mas o fato é que existem modelos que são sinônimos de valentia e “pau para toda obra”.
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Dessa forma, alguns desses modelos conseguiram se consagrar no mercado de carros usados graças a um conjunto simples, funcional, prático e robusto, tanto estruturalmente falando, quanto mecânico. Pensando nisso, resolvemos listar os 10 SUVs 4x4 mais bem projetados e que costumam passar longe das oficinas mecânicas.
1 - Chevrolet Tracker
O primeiro Tracker veio em 2001 com motor Mazda 2.0 turbodiesel de 87 cv, mas em 2002 ganhou o 2.0 turbodiesel da Peugeot de 108 cv. O ganho de potência de 24,1% possibilitou a ele fazer zero a 100 Km/h em 13 segundos ante os 21,7 segundos do anterior. Após um hiato de dois anos, em 2006 voltou com motor 2.0 16V a gasolina de 128 cv.
Robusto e bem construído, é montado sobre chassi e não monobloco como nas unidades da segunda geração, e traz tração 4x4 com reduzida o que faz dele um dos modelos mais robustos da Chevrolet.
2- Pajero TR4
Produzido em Catalão, GO, o TR4 foi lançado em 2002, em substituição ao Pajero iO, importado do Japão com motor 1.8 16V de 117 cv nunca foi um sucesso, ao contrário do seu sucessor que rende 131 cv, graças ao motor 2.0 16V.
A robustez deste SUV raiz está na tração integral com quatro opções de uso: 4x2, 4x4 on-road, 4x4 off-road e 4x4 reduzida e no “chassi integrado ao monobloco” como a Mitsubishi o classifica. É um recurso presente no Pajero Full une o tradicional chassi, com longarinas separadas da carroceria, e o monobloco, no qual toda a estrutura forma uma peça única. O modelo foi produzido até 2014.
3- Suzuki Jimny
Lançado em 1970 no Japão, por aqui, ele deu a caras em 1998 e foi até 2003, mas voltou em 2008 estreando a tração 4x4 com acionamento elétrico e, em 2012, passou a ser fabricado no Brasil. O motor era sempre o 1.3 de 80 cv.
O jipinho é montado sobre chassi com duas longarinas que na versão Sierra importada desde 2019 com motor 1.5 de 108 cv - e que conviveu com a antiga que saiu em 2021 - ganhou reforços e projetado para proteger a caixa de transferência que nesta passou a ser operada por alavanca, e não mais por botão no painel como no modelo anterior.
4- Toyota Hilux SW4
O modelo surgiu em 1992 - já como modelo 1993 - importado do Japão com motor 2.8 a diesel de 77 cv e V6 3.0 a gasolina de 170 cv. Assim como todo SUV de respeito, nele, a tração é 4x4 acionada por alavanca no assoalho e liberação da roda livre no cubo da roda. Em 1997, importada da Argentina, novos motores como o 3.0 turbodiesel de 116 cv, 3.4 V6 de 185 cv e 2.7 de 142 cv. Em 1998 a linha passou a contar com o diferencial autoblocante.
Além da robustez do conjunto motriz e estrutural, o SW4 é um dos poucos da lista com capacidade para até sete pessoas.
5- Suzuki Grand Vitara
Ele serviu de base para os primeiros Tracker. Veio com motores 1.6 de 94 cv, 2.0 de 128 cv e V6 2.5 de 144 cv, além da 2.0 turbodiesel de 87 cv, surgida em 2000. Neste mesmo ano, a Suzuki lançou a opção com sete lugares e motor diesel com potência elevada para 108 cv. A segunda geração (2008) trouxe novo desenho e motores como o 2.0 16V de 140 cv e V6 3.2 de 232 cv e câmbio automático de cinco marchas.
A associação da marca japonesa ao off-road e a fama de inquebrável fazem dele um ótimo SUV 4X4 para se ter por um preço acessível.
6- Honda CR-V
A consolidação da marca já diz tudo quando o assunto é confiabilidade mecânica. Não traz chassi como a maioria dos SUVs dessa lista, mas tem tração 4x4 permanente, de série na primeira geração (1995 a 2001). A segunda geração (2002 a 2006) contava com câmbio automático de quatro marchas como opcional.
A carroceria montada na base do Civic se traduz em conforto e versatilidade até as gerações mais atuais, sempre com o reforço da boa e inquebrável transmissão automática, oferecida de série desde 2013 junto ao motor 2.0 flex de 155/150 cv, é a configuração mais popular em toda a geração do CR-V.
7- Toyota RAV4
Ele aposta no monobloco, mesma receita urbana do CR-V, trazendo muito conforto e robustez mecânica para quem não quer ter dor de cabeça. Surgiu no final dos anos 2000 sendo que a mecânica mais popular é a 2.0 16V com comando variável de válvulas VVTi que em conjunto à transmissão automática de quatro marchas faz a potência saltar para 150 cv. Até 2010, a única opção era a tração permanente 4x4.
Logicamente, se estiver com todas as revisões em dia, é um modelo que pode ser comprado sem medo de ser feliz, mesmo em se tratando de modelos com quilometragem mais alta.
8- Mitsubishi Pajero Full
Assim como o Jeep Grand Cherokee, o Pajero Full já foi símbolo de status ao longo da década de 1990. Após 30 anos de permanência no Brasil, em 2021, o Pajero Full se despediu do mercado. Foi oferecido sempre com tração 4x4 e configurações de três portas com entre-eixos encurtado, conhecida como Pajero 3D, além da opção alongada com cinco portas, sendo essa a mais popular da linha.
A versão de despedida, batizada de Legend Edition traz motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e, claro, tração 4x4 com reduzida, ingredientes que fizeram fama em campeonatos como o Rali Dakar, considerada a mais longa prova de rali do mundo.
9- Jeep Cherokee e Grand Cherokee
Apresentado em meados dos anos 1990, a segunda geração do Cherokee chegou com motor 4.0 V6 em versão única Sport. Já o Grand Cherokee estreou em sua primeira geração e versões Laredo, que vinha com a mesma opção de motor da Cherokee Sport, e a Limited com propulsor V8 de 5.2 litros.
Além de gozar da boa tradição da marca no segmento off-road, os modelos trazem muito luxo e confiabilidade mecânica com unidades com mais de 250 mil km rodando em perfeitas condições de funcionamento.
10- Troller T4
O Troller T4 traz como característica principal a carroceria de fibra de vidro reforçado sobre chassi quase que indestrutível. Atrelado a isso, está o velho motor MWM 2.8 Turbo Diesel de 114 cv disponível de 2001 até o final de 2005. Mas além desse, o jipe contou com propulsores NGD 3.0 Turbo Diesel Eletrônico de 163 cv (2005 até 2012), International Maxxforce 3.2 Turbo Diesel de 165 cv (2013 até 2014) e Duratorq 3.2 Turbo Diesel de 200 cv (a partir de 2015).
Todas essas versões oferecidas sempre contam com a tração 4x4 com reduzida, fato que fez dele um dos “personagens principais” nas provas do Rally dos Sertões.
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