Confirmado para o Brasil, o que esperar do BMW X7?

O maior SUV da marca alemã também será o maior expoente em termos de requinte
BMW X7 2019

BMW X7 2019 | Imagem: Divulgação

O maior SUV da BMW, o X7, já foi confirmado para o Brasil e por isso vamos adiantar tudo o que você poderá encontrar no maior membro da família X. A equipe da Autocar avaliou o X7 na configuração xDrive40i, que conta com motor 3.0 de 6 cilindros em linha movido a gasolina. E é este que vamos descrever aqui, que inclui pacote M Sport. Logo de cara começamos depreendendo algo do texto dos colegas: tecnologia é o que não falta nesse utilitário de luxo.

Em primeiro lugar, o X7 não se parece com nada do que já foi produzido pela BMW. A grade frontal é grande e impõe respeito e a frente fica completa com os faróis afilados, dando aquela cara de mau que mete medo nos carros que vão à frente. Atrás, as lanternas são tão esguias quanto os faróis e a dupla saída de escape, nas extremidades do parachoque, deixam o grandalhão ainda mais imponente.

Por dentro o esmero construtivo é tão grande quanto o próprio SUV. A cabine tem bastante cromado, muitos itens de couro e madeira. O habitáculo lembra os sedãs de luxo Série 7 e Mercedes-Benz Classe S, com o primor chegando aos vidros, que têm camada dupla em todas as janelas, para evitar que o ruído externo atrapalhe o motorista. Além disso, o material de isolamento acústico tem camada extra em toda a cabine. Segundo relatos da Autocar, quando começa a chover é quase imperceptível escutar as gotas baterem na carroceria.

Os bancos são grandes e têm couro de alta qualidade, além de suportes para os ombros, para a lombar, e também "abraçam" o motorista e passageiros de forma quase perfeita. Os quatro bancos principais (dois da primeira fileira e dois da segunda) permitem ajustes de diversos tipos, e os da frente podem ser aquecidos/resfriados e dispõem de massagem. Para completar os mimos, há ar-condicionado de cinco zonas. Sim, cinco! Uma para cada ocupante das duas primeiras fileiras, totalizando quatro, e a quinta zona para quem vai no quinto e sexto assentos.

O couro está presente na cabine inteira: bancos, painel e portas, teto e até nas partes mais baixas do habitáculo. Há madeira de alto brilho no console central e até cristal no seletor de marcha. E por falar em marcha, o câmbio presente no modelo é um moderno e rápido de 8 marchas com seletores atrás do volante. O motor 3.0 de 6 cilindros em linha tem que carregar as 2,4 toneladas do SUV com seus 340 cv. Não parece muito, mas o utilitário acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos, desempenho que mostra-se bem adequado ao tamanho do modelo.

As impressões ao dirigir vamos deixar para os especialistas do Autoo, quando o modelo desembarcar em solo brasileiro. Mas há alguma dúvida de que ele surpreenderá até os mais mimados consumidores? O que nossos amigos indianos e ingleses garantem é que ele não apresenta tanto balanço lateral quando outros SUVs tão gigantes quanto ele, mas também não chega ser tão ágil quanto um X3. Aguarde e veremos como ele se sai por aqui. 

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país