Confirmado: Mercedes-Benz Classe A Sedan chega ao Brasil em 2019

Produto inédito na gama de compactos será uma opção bem interessante
Mercedes-Benz Classe A Sedan 2019

Mercedes-Benz Classe A Sedan 2019 | Imagem: Divulgação

A julgar pelas fotos, o inédito Mercedes-Benz Classe A Sedan revelado na Europa é um modelo que deverá ser muito bem aceito nos mercados onde for oferecido graças às formas cativantes de sua carroceria. Questionada pelo Autoo, a Mercedes-Benz revelou que o novo derivado da gama de compactos da fabricante será lançado no Brasil ao longo do primeiro semestre de 2019.

Como havíamos noticiado, o Classe A Sedan passa a se tornar o carro com a melhor aerodinâmica do mundo entre os automóveis produzidos em série. A novidade, com isso, desbanca o próprio irmão CLA e registra um coeficiênte de arrasto de 0,22 e uma área frontal de 2,19 m².

O novo Classe A Sedan conta com 4,54 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,44 m de altura, com um entre-eixos de 2,72 m. O porta-malas do sedã pode acomodar até 420 litros de bagagem. Apenas como comparação, um CLA 180 conta com 4,64 m de comprimento, 2,69 m de entre-eixos e seu porta-malas abriga 470 litros de volume de carga.

Como convém a um sedã, que geralmente é destinado ao uso familiar, a Mercedes-Benz promete uma cabine bem espaçosa sobretudo para os passageiros no banco traseiro. A Mercedes adianta que, entre os rivais como o BMW Série 1 Sedan e o Audi A3 Sedan, o novo Classe A Sedan vai se destacar nesse item.

No lançamento, o Classe A Sedan será oferecido com duas motorizações na Europa. A opção inicial com propulsão a gasolina será o A 200, que é movido por um eficiente 1.4 turbo com injeção direta capaz de entregar 165 cv de potência e 25,4 kgfm de torque. Ele atua em conjunto com a transmissão de dupla embreagem com 7 marchas.

Assim como o hatch médio, o Classe A Sedan também contará com a mais avançada central multimídia da Mercedes-Benz, no caso a MBUX. Ainda na parte interna, o Classe A Sedan pode receber a cabine com painel e instrumentação completamente digital. Dependendo da versão, o sedã pode receber dois displays de 7”, um de 7” e outro de 10,25” ou dois displays de 10,25”.

No campo dos assistentes de condução, o Classe A Sedan poderá ser equipado com assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, dentre outros.

A Mercedes aposta no sucesso do Classe A Sedan para robustecer sua estratégia envolvendo modelos compactos. O CLA, que também é oferecido no Brasil, contribuiu muito para rejuvenescer a imagem da marca e foi o primeiro compacto que a Mercedes ofereceu no mercado norte-americano. Ainda de acordo com a marca, 50% dos clientes de CLA nos EUA em 2017 eram novos para a Mercedes-Benz. A empresa, com o novo Classe A Sedan, espera melhorar ainda mais esses números.

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis