Confirmada para o Brasil, nova geração do Volvo S60 estreia nos EUA
Modelo será o primeiro Volvo produzido nos EUA e terá sistema de assinatura
A Volvo revela semana a aguardada nova geração do S60, sedã médio-grande da marca sueca que atua na mesma categoria do BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e Audi A4.
O novo S60 também torna-se o primeiro automóvel da Volvo produzido nos EUA, mais precisamente em uma nova fábrica instalada na cidade de Charleston, na Carolina do Sul.
Hakan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars, classificou o novo S60 como “um dos carros mais empolgantes da marca” e não é sem motivo. A nova geração do sedã terá em sua versão topo de linha um poderoso conjunto híbrido plug-in, no caso o T8 AWD, que entregará mais de 400 cv de potência. Haverá também outra opção plug-in, no caso a T6 AWD, com potência combinada superando os 360 cv. Ambas, como as siglas indicam, contam com tração integral.
A Volvo adiantou que o novo S60 poderá ser equipado com o propulsor somente a gasolina, no caso o 2.0 turbo nas configurações T5 (potência na casa de 250 cv) e T6 (cerca de 300 cv). O S60 2019 também será o primeiro modelo da nova leva de produtos que vai abandonar os propulsores diesel.
Em alguns mercados onde será comercializado, a marca vai oferecer um interessante sistema de venda do S60. Chamado de Care by Volvo, o potencial cliente realiza uma assinatura mensal do modelo, que já engloba todos os custos do veículo e dispensa a compra do automóvel. Se o usuário não quiser mais o S60, basta encerrar a assinatura.
A nova geração do S60 é baseada na moderna plataforma modular SPA da Volvo, também aplicada nos demais modelos das gamas 60 e 90. Com isso, podemos esperar um alto nível de segurança e bom comportamento dinâmico para o recém-apresentado sedã.
O novo S60 será equipado com recursos como o City Safety com Autobrake, que ajuda o motorista a evitar possíveis colisões e é o único sistema do mercado a reconhecer pedestres, ciclistas e animais de grande porte, mesmo de noite. O City Safety agora também utiliza a frenagem automática para mitigar uma colisão iminente. Também fará parte do novo S60 o sistema opcional de condução semiautônoma Pilot Assist – que dá suporte ao motorista na direção, na aceleração e na frenagem do veículo em estradas bem sinalizadas até 130 km/h – e foi atualizado para melhor desempenho em curvas. O S60 também inclui a Mitigação de Pista Oposta (evitando acidentes com veículos em sentido contrário) e outros sistemas de assistência de direção como o Cross Traffic Alert.
A Polestar, braço de alto desempenho da Volvo, preparou um pacote especial para quem quiser apimentar as reações do novo S60. Chamado de Polestar Engineered, ele será oferecido somente para a opção híbrida plug-in T8 e contempla melhorias nas rodas, freios, suspensão e unidade de controle do motor, aumentando a potência combinada para 420 cv.
Como já antecipamos no Autoo, a nova geração do Volvo S60 está confirmada para o Brasil e deverá ser lançada aqui até o segundo trimestre de 2019.