Confira os valores de IPVA 2024 dos 10 SUVs mais caros à venda no Brasil

Imposto começa a ser cobrado a partir de janeiro do ano que vem e alíquotas variam conforme cada estado do país
Lamborghini Urus 2018

Lamborghini Urus 2018 | Imagem: Divulgação

O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) começará ser cobrado em janeiro próximo. As alíquotas sobre o valor venal variam de acordo com cada um dos 26 estados do Brasil. Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, é de 4%. Há também regras sobre isenções que são variáveis. 

VEJA TAMBÉM:

Mas, em geral, taxistas, vans escolares e veículos voltados para diplomatas não pagam IPVA, cuja verba arrecadada em 2023 chegou a R$ 65 bilhões, conforme dados oficiais do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).  Esse montante tem que ser dividido da seguinte forma:  40% fica com o estado, 40% com o município e os outros 20% vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Vale lembrar que o imposto pode ser pago à vista, com e sem desconto, e em até cinco parcelas (a última, em maio), mas sem desconto. Ao  optar pela quitação integral no primeiro mês do ano, terá direito a abatimento de 3% sobre o valor total. 

Se o IPVA não for pago,  o veículo o licenciamento bloqueado, o que significa que corre o risco de ser apreendido e o proprietário cometerá infração gravíssima, com 7 pontos na  Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47. 

Confira a seguir os valores de IPVA dos 10 SUVs mais caros à venda atualmente no Brasil. 

10- Jaguar F-PACE SVR Supercharged 5.0 V8 0 km - R$ 909.100 - IPVA: R$ 36.364

Jaguar F-Pace 2022
Jaguar F-Pace tem 550 cv e pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 4 segundos
Imagem: Divulgação

Modelo da marca inglesa tem motor de 550 cv e 71,4 kgfm a 3.500 rpm, números para acelerar de 0 a 100 km/h em meros 4 segundos e atingir 286 km/h, conforme dados da fabricante. É um dos modelos mais sofisticados do mercado. Tem até tomada de 110/220V e HD interno para guardar músicas e vídeos. 

9- BMW X7 M50i Dark Shadow 4.4 V8  - R$ 1.023.023 - IPVA: R$ 40.920,92

BMW X7 Dark Shadow
BMW X7 Dark Shadow é o maior e mais potente SUV da marca alemã com 530 cv 
Imagem: Divulgação

Maior SUV da marca alemã, tem 530  cv e 76,5 kgfm de torque a meros 1.800 rpm. Mesmo com 2.555 kg de peso, consegue ir de 0 a 100 km/h em apenas 4,7 segundos e atingir 250 km/h. Leva até 7 ocupantes com conforto de primeira classe. Tem comandos por voz, TV digital, suspensão pneumática, controle de largada e até esterçamento das rodas traseiras.

8- Audi RS Q8 4.0 V8 FSI Quattro Tiptronic 0km - R$ 1.273.371 - IPVA: R$ 50.934,84

Audi RS Q8
Audi RS Q8 é o SUV mais veloz e sofisticado da marca alemã sediada em Ingolstadt 
Imagem: Divulgação

Parente próximo do Lamborghini Urus, vem com V8 biturbo de 600 cv e insanos 81,6 kgfm de torque a apenas 2.050 rpm. Com isso, vai de 0 a 100 km/h em meros 3,8 segundos e tem velocidade máxima limitada em 250 km/h. É o máximo de sofisticação que um SUV da marca alemã pode ter. Entre uma lista enorme de equipamentos, conta até com suspensão controlada eletronicamente e portas com fechamento assistido. Basta encostá-las no batente que um sistema se encarrega do resto. 

7- Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid 4.0 V8 0 km - R$ 1.378.800 - IPVA: R$ 55.152

Porsche Cayenne Plug-in Hybrid
Porsche Cayenne Plug-in Hybrid reúne bom desempenho com economia de combustível, mas é para muito poucos
Imagem: Divulgação

Consegue aliar desempenho com economia de combustível na configuração híbrida. Tem um V8 de 550 cv e brutais 78,5 kgfm de torque a 1.960 rpm que funciona com motor elétrico de 136 cv e nada menos que 40,8 kgfm.  Pode atingir 295 km/h com esse conjunto e acelerar de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos. O som Burmester faz o interior parecer uma sala de concerto e até as rodas traseiras esterçam para ajudar na dinâmica. 

6 - Land Rover Range Rover SV 4.4 V8 Turbo 0 km - R$ R$ 1.734.920 - IPVA: R$ 69.396,80

A Jaguar Land Rover vai investir 15 bilhões de euros para acelerar eletrificação de seus modelos
Muito luxo sobre rodas neste SUV que vem com bancos traseiros individuais e reclináveis, como poltonas de avião
Imagem: Divulgação

SUV mais sofisticado da marca inglesa, tem  V8 de 530 cv e 76,5 kgfm a 1.800 rpm, conjunto para acelerar de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e atingir 261 km/h, diz a fabricante. Extremanente confortável, vem com sistema de cancelamento eletrônico de ruído, maçanetas escamoteáveis,  bancos traseiras reclináveis e com telas individuais no sistema de entretenimento. 

5 - Mercedes-AMG G63 4MATIC 4.0V8 biturbo 0 km - R$ 1.883.250 - IPVA: R$ 75.330

Mercedes G63 AMG
Mercedes G63 AMG tem saídas de escape nas laterais, como os modelos de competição
Imagem: Divulgação

Maior SUV da marca alemã tem escapamento na lateral, do qual sai o ronco do V8 de 585 cv e nada desprezíveis 86,7 kgfm de torque a apenas 2.500 rpm. Com toda essa disposição, o carro pode ir de 0 a 100 km/h em meros 4,5 segundos e atingir 240 km/h, conforme a fabricante. Tem tração integral controlada eletronicamente e som de alta-fidelidade com subwoofer entre uma infinidade de equipamentos.

4 - Maserati Levante Trofeo 3.8 V8  - R$ 2.505.750 - IPVA: R$ 100.230

Maserati Levante
Maserati Levante tem ronco de Ferrari e pode ir de 0 a 100 km/h em maenos 3,9 segundos, diz a marca
Imagem: Divulgação

Bastante raro de se ver nas ruas do Brasil, é outro SUV com motor V8. Tem 590 cv e 74,4 kgfm a 2.500 rpm e ronco de Ferrari. Pode acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingir 304 km/h, conforme a fabricante. Tem controle de largada, DVD a  bordo e uma lista extensa de equipamentos que inclui um relógio analógico no centro do painel, como  se fosse uma jóia. 

3- Aston Martin DBX 707 0 km- R$ 3.450.000 - IPVA: R$ 138.000

Aston Martin DBX707
Aston Martin DBX707 é um dos SUV mais exuberantes do mundo e que faz suas aparições na Fórmula 1
Imagem: Divulgação

SUV inglês surreal com motor V8 de insanos 707 cv e 91,8 kgfm de torque a meros  2.600 rpm. É capaz de ir de a 100 km/h em 3,3 segundos e atingir 310 e aparece entre os carros de apoio em algumas corridas de Fórmula 1. Conta com discos de freio de carbono-cerâmica, sistema de desativação de cilindros, acabamento interno digno da realeza britânica e muito, mas muito equipamento de série. 

2- Lamborghini Urus LP-650-4 0 km - R$ 3.914.528- IPVA: R$ 156.581,12

Lamborghini Urus 2018
Lamborghini Urus tem a vice-liderança entre os SUV quando o assunto é valor mais alto do IPVA no Brasil
Imagem: Divulgação

Sim,a Lamborghini também se rendeu aos SUVs. Mas caprichou no desempenho, com V8 4.0 biturbo de 650 cv e 86,7 kgfm de torque para acelerar de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e atingir 305 km/h, diz a marca italiana. O repertório de mordomias é parecida com a do Audi RS Q8.

1- Rolls-Royce Cullinan Black Badge - R$ 6.971.250 - IPVA: R$ 278.850

Rolls-Royce Cullinan 2022
Rolls-Royce Cullinan é o SUV com IPVA mais caro do Brasil. Tem luxo e sofisticação dignos da realeza britânica
Imagem: Divulgação

O SUV mais luxuoso do mundo também é o que tem  o IPVA mais caro, cujo valor é suficiente para comprar uma pequena frota de "populares 1.0". De toda a lista, é o único com motor V12, de 6.8 litros de cilindrada, que rende 571 cv e 86,5 kgfm de torque a apenas 1.600 rpm. O interior é uma sala de luxo ambulante, com até teto estrelado por pontos de LED e vários detalhes como rolamentos nos centros das rodas para o símbolo da marca ficar sempre de pé. 

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Lamborghini Urus 2018

Lamborghini Urus 2018

Aston Martin DBX707

Aston Martin DBX707

Audi RS Q8

Audi RS Q8

BMW X7 Dark Shadow

BMW X7 Dark Shadow

Porsche Cayenne Plug-in Hybrid

Porsche Cayenne Plug-in Hybrid

Maserati Levante

Maserati Levante

Mercedes G63 AMG

Mercedes G63 AMG

A Jaguar Land Rover vai investir 15 bilhões de euros para acelerar eletrificação de seus modelos

A Jaguar Land Rover vai investir 15 bilhões de euros para acelerar eletrificação de seus modelos

Projeção do site russo Kolesa antecipando o facelift do BMW X7

Projeção do site russo Kolesa antecipando o facelift do BMW X7

Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana