Confira os novos SUVs que vão chegar ao Brasil em 2021
Depois de um ano repleto de lançamentos importantes, segmento ainda deve receber inúmeros reforços em breve
Ao longo de 2020, diversos lançamentos mostraram a força dos SUVs no Brasil. Entre eles estavam o Renault Duster, Chevrolet Tracker, Volkswagen Nivus e Ford Territory. Apesar da grande quantidade de novos modelos, o ano que vem deve manter o ritmo acelerado de estreias para uma das fatias de mercado que mais cresce no país.
No acumulado de emplacamentos do ano até novembro, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) registrou 1.420.955 unidades novas sendo comercializadas. Apesar de o número ser 30,57% inferior a igual período de 2020 (2.046.591), a participação dos utilitários esportivos na conta é expressiva. Do total de 2020, 461.077 unidades eram SUVs, o que se traduz em 32,44% do total do mercado. Assim, praticamente um em cada três novos veículos de passeio comercializados no Brasil eram SUVs.
Saiba mais: relembre os lançamentos mais importantes de 2020
Confira os SUVs que devem chegar ao Brasil em 2021
CAOA Chery e Exeed
Uma das estreias aguardadas para 2021 vindas da marca chinesa é o facelift para o Tiggo 2. A novidade já foi apresentada na China e deve chegar no próximo ano ao mercado brasileiro, sendo fabricada pelo Grupo CAOA no interior paulista. Enquanto no país asiático o modelo de entrada da marca adotou um motor 1.0 turbo e câmbio automático CVT, não se sabe se a empresa nacional permanecerá oferecendo o 1.5 aspirado com câmbio automático de quatro marchas por aqui. O que deve chegar com certeza é o novo visual, com uma dianteira repaginada, faróis mais afilados e grade retrabalhada.
Já para o SUV médio Tiggo 7, as novidades devem ficar por conta do novo visual mais alinhado com a linguagem global da empresa, batizado de Motion 3.0. Para o Tiggo 8, de sete lugares, o modelo deve trocar o 1.6 turbo a gasolina por um propulsor flex. Por último, a marca já prometeu a estreia de uma nova marca no Brasil, que deve ser a Exeed, divisão de luxo da Chery. O primeiro a chegar deve ser o LX, que usa a mesma plataforma dos Tiggo 7 e 8.
Fiat
Depois de alguns anos focando no crescimento da Jeep, a FCA (Fiat-Chysler) dará atenção para a Fiat, que está há anos sem uma opção de SUV. O primeiro a chegar no ano que vem deve ser um modelo de entrada, baseado na plataforma do Argo, mas com visual mais robusto e suspensão elevada. A novidade deve brigar diretamente com o CAOA Chery Tiggo 2. Em termos de motorização, a novidade vai reaproveitar o atual 1.3 flex do hatch, mas deverá estrear ainda o novo 1.0 turbo da Fiat.
Ford
Aguardado para o Brasil desde seu lançamento para o mercado norte-americano, o Ford Bronco deverá ser a maior aposta da marca para o mercado brasileiro no ano que vem. O SUV usa a mesma plataforma do Escape, mas com linhas mais robustas e maior capacidade off-road. Sempre dotado de tração integral, a novidade deve estrear por aqui com três opções de versões, sempre equipado com um motor 2.0 turbo de 245 cv e câmbio automático de oito marchas.
Hyundai
Desde o lançamento, o Hyundai Creta nunca recebeu uma reformulação mais profunda. Mesmo assim, permanece como um dos mais vendidos entre os SUVs compactos. Isso deve mudar em 2021, quando a marca deve estrear por aqui um profundo facelift para o modelo que já foi apresentado ao mercado indiano neste ano. O novo Creta, porém, poderá ser polêmico por conta da nova dianteira com faróis divididos.
A trinca da Jeep
Marca especializada em SUVs, a Jeep não vai deixar outros modelos simplesmente tomarem em seu mercado. Para 2021, a marca deve contar com três lançamentos importantes no Brasil. Um deles é o novo motor 1.3 turbo que poderá entregar até 180 cv de potência e será utilizado pelos novos Renegade e Compass. Ambos receberão pequenas atualizações visuais também.
Por último, deve chegar no ano que vem um dos modelos mais aguardados. Trata-se do Jeep de sete lugares, que ainda não teve o nome definido. A novidade já foi flagrada em testes e deverá usar uma variante mais larga e comprida do Compass. Assim, ele deverá acomodar bem as três fileiras de bancos e seus passageiros.
Nissan
Outro modelo que é fundamental para a montadora, mas não recebe mudanças há alguns anos é o Nissan Kicks. Um facelift para o SUV já foi apresentado na Ásia e deve chegar por aqui também no ano que vem. Com isso, a novidade deve dar um fôlego extra para a empresa. Enquanto outros países já receberam uma opção híbrida, para o Brasil a marca deve manter o 1.6 flex aspirado por mais um tempo.
O 1.3 turbo da Aliança Renault-Nissan poderia ser uma opção e o conjunto eletrificado deve chegar mais tarde. Na Índia, a Nissan está para lançar o Magnite, mini-SUV com a plataforma do Renault Kwid em uma variante maior e mais longa. Enquanto ele é um forte candidato a ser fabricado Resende (RJ), que deixou de produzir o March, as chances de o Magnite desembarcar por aqui em 2021, porém, são remotas.
Renault
O ano de 2020 já foi importante para a Renault por conta do novo Duster, mas 2021 não deve ser mais tranquilo. No próximo ano, a marca deverá estrear por aqui o motor 1.3 turbo desenvolvido em parceria entre a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e a Mercedes-Benz. O primeiro a usá-lo deve ser o Captur, que chegará também com mudanças visuais sutis, mas o propulsor ainda pode equipar o Duster em 2021.
Toyota
Um dos segredos mais bem guardados da Toyota para 2021 é o Corolla Cross. Trata-se da variante SUV fabricada sobre a plataforma do Corolla convencional e que já estreou na Ásia. A divisão brasileira da marca nega sua existência, mas a novidade já foi flagrada em testes no Brasil e citada em informações do sindicato dos metalúrgicos de Sorocaba (SP), onde a japonesa mantém sua fábrica. Isso mostra que o Corolla Cross deve chegar no ano que vem com produção local e até mesmo opção de conjunto híbrido como o sedã.
Volkswagen
No final de 2020, a VW confirmou que o Taos chegaria ao Brasil. O novo SUV da marca preencherá o espaço entre o T-Cross mais completo e o Tiguan Allspace de entrada dentro do catálogo da empresa no Brasil. A produção será feita na Argentina e o carro brasileiro deve ser equipado com o mesmo 1.4 turbo flex de 150 cv já visto nos outros dois SUVs.