Confira os cinco carros que decepcionaram nas vendas em 2023
SUV compacto Peugeot 2008 foi a grande decepção do ano, mas compactos da Honda também deixaram a desejar nos emplacamentos
Enquanto a Volks colheu os louros de uma ofensiva no mercado automobilístico brasileiro em 2023, algumas marcas sofreram para encontrar clientes para seus veículos.
Da mesma forma que na matéria dos cinco carros que mais cresceram, nesta coluna selecionamos outros cinco modelos que tiveram as quedas mais expressivas em vendas.
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Para evitar distorções, excluímos carros cuja produção/venda já estava confirmada pelas fabricantes, caso do Gol, Cruze e outros.
Confira os que mais perderam mercado:
1º Peugeot 2008 – -67%
O SUV compacto vive um período de transição. A atual geração já foi substituída por um modelo mais moderno no exterior e que é vendida no Brasil na versão elétrica, importada. Mas o 2008 há muito tempo não encanta, se é que pode-se dizer que em algum momento vingou. A Stellantis ainda não confirmou oficialmente, mas o utilitário esportivo está de mudança para a Argentina, como ocorreu com o 208, e teria deixado de ser produzido em Porto Real (RJ).
2º Renault Logan – -56%
Outro modelo que estaria com os dias contados, o sedã Logan viu suas vendas caírem 56% no ano passado, para apenas 4.559 emplacamentos. A Renault já deixou explícito que o foco são os modelos SUV e crossover como o aguardado Kardian, além de elétricos.
3º Chevrolet TrailBlazer – -48%
As vendas do utilitário esportivo de concepção tradicional (chassi separado da carroceria) despencaram para a metade de 2022, atingindo apenas 1.659 emplacamentos. E não dá para culpar esse tipo de veículo já que o rival Toyota SW4 expandiu suas vendas no mesmo período. A Chevrolet, no entanto, tem interrompido a produção em São José dos Campos (SP) e isso pode ter influenciado no cenário. Ainda assim, o TrailBlazer deve ganhar um tapa no visual neste ano.
4º Honda City sedã – -46%
A Honda foi do céu ao inferno com o novo HR-V e o sedã City. Se o SUV bombou na nova geração, o compacto despencou no ranking. Elevado a um patamar de “substituto” nacional do Civic (ao menos das versões de entrada), o City parece que não convenceu, apesar do bom projeto.
5º Honda City hatch – -33%
Assim como o irmão sedã, também o City hatchback caiu nas vendas, mas menos, chegando a 10.800 emplacamentos. Contudo, não dá para comemorar, afinal o modelo deveria ser a resposta ao fim do bem sucedido Fit, carrinho versátil que, antes de ser tirado dos planos da Honda, vendia pelo menos 24 mil unidades por ano.
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