Confira 5 lançamentos promissores que ainda não vingaram
As expectativas eram grandes, mas, pelo menos por enquanto, não se confirmaram para eles
Existem modelos que antes mesmo de serem lançados acabam gerando uma grande expecativa de sucesso. Mas, nem sempre isso acontece de imediato, ou nunca chega a acontecer. Os motivos pelos quais isso ocorre são variados e, em alguns casos, fica difícil encontrar alguma explicação plausível.
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Com as grandes e rápidas mudanças não apenas no mercado automotivo, mas nas conjunturas econômicas e estruturais, os planos das fabricantes podem não darem certo. Outras vezes, o próprio produto chega com um conjunto menos atraente do que se esperava, entre as variáveis que entram no jogo.
1- Ford Maverick
A picape norte-americana foi bem aceita nos Estados Unidos e foi lançada no Brasil há um pouco mais de um ano e meio. Até o nome é conhecido no mercado brasileiro, por causa do clássico dos anos 70 bem contado entre os colecionadores, principalmente na versão GT. Mas, apesar de todas as qualidades do utilitário que veio para tentar conter o estrondoso sucesso da rival Fiat Toro, o modelo ainda não deslanchou por aqui.
Conforme dados da Fenabrave (Federação dos Distrbuidores de Veículos), a Ford Maverick teve 1.073 unidades vendidas de janeiro a agosto, ante 34.053 da Fiat Toro e 19.895 da Chevrolet Montana, suas duas principais rivais.
O fato de ser importada acaba deixando o preço mais alto (R$ 224.890 versão Lariat FX4), ante R$ 192.390 da Toro Volcano 2.0 4x4 turbodiesel e R$ 148.890 da Montana Premier 1.2. O exugamento da rede Ford no Brasil, que deixou de produzir no país, também pode explicar porque a Maverick ainda não deslanchou.
2- Honda Civic híbrido
O Honda Civic sempre foi o grande rival do Toyota Corolla. No Brasil, começou a ser fabricado a partir de outubro de 1998 até janeiro de 2022. Durante esses quase 25 anos o carro se saiu bem no mercado brasileiro, mas a onda dos SUVs acabou tomando conta do segmento de sedãs médios e a marca japonesa resolveu mudar sua estratégia.
Com isso, o Civic ficou praticamente um ano fora do mercado brasileiro e voltou em janeiro de 2023, primeiramente na versão híbrida e ,em junho último, o esportivo Type R. Importada, a versão híbrida tem preço sugerido de R$ 259.900, ante R$ 198.890 do Toyota Corolla Premium Hybrid montado no Brasil. Portanto, estamos falando de uma diferença de mais de R$ 60 mil entre os dois.
Claro que isso atrapalha bastante a vida do Civic no Brasil, mas esperava-se que o carro tivesse um desempenho um pouco melhor nas vendas por aqui. Pela Fenabrave, foram apenas 390 unidades emplacadas de janeiro a agosto de 2023, ante 27.838 do Corolla e 2.604 do Nissan Sentra.
3- Citroën C3
A nova geração do Citroën C3 mudou radicalmente para se parecer mais um um SUV, mantendo a simplicidade necessária para tornar seu preço competitivo e dar uma virada na situação da marca francesa no Brasil.
O carro ficou com visual moderno, ganhou versão 1.0 de três cilindros, mas mesmo com até um pouco mais de espaço interno e preço bem próximo do seu principal rival, o Renault Kwid, o C3 conseguiu deslanchar.
A versão mais simples do Citroën é a Live, que teve o preço reduzido de R$ 72.990 para R$ 69.990, o mesmo do Kwid Zen. Mas pelos dados da Fenabrave o C3 teve 16.549 unidades vendidas de janeiro a agosto de 2023 ante 37.897 do Renault, quase 20 mil a menos.
4- Fiat Pulse
O Fiat Pulse está nesta lista porque esperava-se bem mais dele. Foi o primeiro modelo mais próximo de um SUV da marca italiana no Brasil e teve um lançamento bem chamativo, cheio de efeitos pirotécnicos. Chegou com várias versões, inclusive com motor 1.0 turbo com cãmbio CVT e, recentemente, passou a ter a esportiva Abarth 1.3 turbinada, de 180 cv.
O principal rival do Pulse é o VW Nivus, cujas todas as versões são mais caras que as do concorrente, que ainda tem mais potência na versão 1.0 turboflex que a similar do rival, além de ser mais alto para enfrentar obstáculos pelo caminho. Mesmo assim, o Pulse tem ficado atrás da concorrência em vendas.
Pela Fenabrave,o Fiat Pulse teve 29.180 unidades vendidas de janeiro a agosto de 2023, ante 32.310 do VW Nivus e 30.950 do Nissan Kicks, outro rival que está prestes a mudar e tem versões com preços bem acima do modelo da Fiat.
5- Ram Rampage
A picape da marca americana subiu o nível dos modelos do segmento vendidos no Brasil. Temos notícia de que recebeu mais de 8 mil pedidos até agosto de 2023. A Rampage foi lançada em junho, mas a própria marca não esperava tanta demanda assim em tão pouco tempo e as entregas vão ser aceleradas apenas agora.
A fato é que apenas 464 unidades foram emplacadas pelos dados mais recentes. Conforme a fabricante, o resultado dessa aceleração nas entregas poderá ser verificado apenas a partir do balanço de outubro. Vamos acompanhar de perto os dados da Rampage e logo teremos mais detalhes.
A Ram Rampage é feita sobre a mesma plataforma da Fiat Toro, mas com alguns centímetros a mais, além de outras mudanças e a marca tradicional em picapes. Seus preços partem de R$ 239.990 e chegam a R$ 269.990, conforme a versão, todas com cãmbio automático de 9 marchas.
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