Confira 5 hatches mais econômicos do Brasil para comprar e driblar a alta dos combustíveis
Entre os modelos, estão na lista os carros mais baratos vendidos no mercado brasileiro
Economizar é sempre a palavra de ordem para quem quer começar o ano sem dívidas, e o preço dos combustíveis é sempre o principal gatilho para as altas da inflação.
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A saída são os carros flex, cuja tecnologia começou em 2003 com o Volkswagen Gol Power Total Flex. De lá para cá, o hatch abriu caminhos para outras montadoras implantarem a mesma tecnologia.
Em fevereiro de 2023, quando os flex completaram 20 anos, comemoramos a incrível marca de 40 milhões de automóveis e comerciais leves fabricados e comercializados. Isso mostra que esse mercado evoluiu e contribuiu de certa forma para o aumento na produção dos combustíveis e economia do País.
Focado nesses modelos, confira os cinco hatches flex mais econômicos do Brasil, de acordo com a lista da plataforma de venda de veículos online InstaCarro e com dados do Inmetro.
5º- Fiat Mobi
Custando a partir de R$ 69,990, ele é o carro mais barato do Brasil atualmente e pode ser uma alternativa para motoristas de aplicativos ou profissionais liberais.
O hatch da Fiat está equipado com motor Fire de quatro cilindros 1.0 de 74 cv (etanol) e 71 cv (gasolina) de potência e 9,7 kgfm (etanol) e 9,3 kgfm (gasolina) de torque. O câmbio é manual de cinco marchas. É um subcompacto urbano recomendável para quem não precisa de muito espaço ou passa a maior parte do tempo dirigindo sozinho.
Consumo com gasolina: 13,5 km/l (cidade) e 15 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 9,6 km/l (cidade) e 10,4 km/l (estrada)
4º- Chevrolet Onix
No ranking dos mais emplacados de novembro divulgados pela Fenabrave, o Onix aparece em terceiro lugar com 9.802 unidades vendidas e na segunda posição no acumulado até novembro, com 91.204 vendas.
Grande parte deste sucesso de vendas está justamente na economia de combustível que o motor 1.0 12V tricilíndrico de 82 cv (etanol) e 78 cv (gasolina) e 10,6 kgfm (etanol) 9,8 kgfm (gasolina) de torque oferece, graças à parceria com a transmissão manual de seis velocidades.
O hatch já no modelo 2024 está disponível por R$ 85.290.
Consumo com gasolina: 13,3 km/l (cidade) e 16,6 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 9,4 km/l (cidade) e 11,6 km/l (estrada)
3º- VW Polo TSI Manual
Bem equipado, o VW Polo Hatch se posiciona entre os carros com os melhores custos-benefícios do Brasil. Não é à toa que ele está na liderança dos veículos mais vendidos da Fenabrave contando com 93.246 exemplares no acumulado até novembro.
No simulador do site da marca, o modelo TSI tem preço a partir de R$ 100.990 e traz inúmeros itens de conforto e segurança.
Equipado com motor de três cilindros 1.0 turbo e uma caixa manual de cinco posições, ele rende a potência de 116 cv com etanol e 109 cv com gasolina e torque de 16,8 kgfm, seja abastecido com qualquer um dos combustíveis
Consumo com gasolina: 14 km/l (cidade) e 15,4 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 9,6 km/l (cidade) e 11,5 km/l (estrada)
2º- Peugeot 208
O hatch da marca francesa tem preços a partir de R$ 73.990, o que faz dele um dos hatches mais baratos do Brasil, economia não só na hora da compra, mas também quando for abastecer. Por isso ele está entre os cinco hatches mais econômicos.
A culpa disso é o motor 1.0 de 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina e torque de 10,7 kgfm com o combustível vegetal e 10 kgfm com o líquido fóssil.
Importante destacar também que desde a versão mais simples, como é o caso da Like 1.0 MT, já conta com ar-condicionado digital, auxílio de partidas em subidas, além de luzes de circulação diurna em LED (DRL) e central multimídia (Peugeot Connect 10,3" Wireless), ambos disponíveis no pacote opcional Pack Tech.
Consumo com gasolina: 14,7 km/l (cidade) e 16,3 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 10,4 km/l (cidade) e 11,3 km/l (estrada)
1º- Renault Kwid
O subcompacto da Renault ocupa a segunda posição entre os carro mais baratos do Brasil. Com R$ 71.190, a Zen conta com motorização 1.0 12V de 71 cv quando abastecida com etanol e 68 cv se colocada a gasolina e 10 kgfm de torque com o combustível vegetal e 9,4 kgfm com o fóssil. A transmissão é manual de cinco marchas.
Mesmo na configuração de entrada, o Kwid já traz quatro airbags, monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), luzes de circulação diurna em LED (DRL), sistema Stop&Start, direção elétrica e muito mais.
Consumo com gasolina: 15,3 km/l (cidade) e 15,7 km/l (estrada)
Consumo com etanol: 10,8 km/l (cidade) e 11 km/l (estrada)
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