Confira 5 dicas para evitar golpes ao pagar o IPVA do seu carro
Sites ilegais, boletos falsos e outros artifícios são usados para tentar tirar dinheiro de donos de carros
Início de ano é sempre época de altas despesas e entre as quais está o pagamento do IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores). Mas existe o risco de ser vítima de fraudes, que podem ser aplicadas caso o contribuinte não utilize os meios oficiais ou credenciados e não tome os devidos cuidados.
VEJA TAMBÉM:
- Saiba quanto tempo demora para o carro ficar isento do IPVA no seu estado
- Veja 10 carros que estão isentos de IPVA em alguns estados
Para se proteger de possíveis golpes, basta seguir algumas orientações da starup Zapay, assim, você conseguirá pagar seu imposto sem tem problemas.
1 -Cuidado com os sites ilegais
Existem oportunistas que desenvolvem sites falsos ou ilegais com o intuito de enganar o contribuinte. Geralmente, são páginas que imitam a de órgão públicos ou de empresas credenciadas a processarem o pagamento do IPVA. Há notícia de que já foram identificados pelo menos três desses sites falsos pela Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo.
A dica principal neste caso dos sites é verificar que os dados de boletos e QR Codes estão corretos e ter certeza de que está em uma página oficial e confiável. Se tiver alguma dúvida, não de deve clicar em nenhum link.
2- Boletos e pix falsos
Vale verificar com atenção boletos e chaves pix enviados por email, correio ou mensagem de texto, que podem parecer verdadeiros, mas com o risco de não serem. Para evitar prolemas, deve-se verificar os dados de recebimento.
3- Telefonemas e mensagens
Desconfie de telefonemas ou mensagens de uma pessoa que se faz passar por funcionário do governo ou do Detran, avisando o destinatário da mensagem de que está atrasado no pagamento do IPVA 2024, e solicitando fazer o pagamento imediato para evitar complicações.
Em seguida, é pedido que a vítima forneça informações pessoais ou financeiras, ou envie dinheiro por transferência bancária, ou cartão de crédito. No entanto, ao pagar o boleto falso, as vítimas estarão enviando o dinheiro diretamente para os golpistas. Para evitar isso, não envie dinheiro ou forneça informações pessoais e entre com contato com os órgãos oficiais, como o Detran.
4- E-mails falsos
Se recebeu alguma mensagem por e-mail oferendo cupons e descontos em trocas de informações pessoais, não responda. Essas mensagens falsas são enviadas com a má intenção de aplicar golpes, como se tivessem sido enviadas pelo Detran ou outras empresas oficialmente credenciadas.
5-Não compartilhe dados pessoais
De maneira geral, nunca se deve fornecer o número do cartão de crédito, senhas de contas bancárias e informações pessoais ou financeiras a alguém que entre em contato, a menos que esteja absolutamente certo de que essa pessoa é legítima.
Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter