Já é possível até pedir comida: quais são os serviços que seu carro pode oferecer
Avanço da conectividade a bordo em modelos atuais oferecem uma série de comodidades interessantes
Até o começo da década passada, ninguém imaginava que os carros se tornariam computadores sobre rodas em poucos anos.
Além da central multimídia (que hoje está presente em quase todos os modelos vendidos no país), o cliente dispõe de uma ampla variedade de comodidades e serviços sem precisar sair do carro.
Listamos a seguir quais são as tecnologias disponíveis nos veículos vendidos no Brasil.
Central multimídia é obrigação
Foi em 2012 que a Chevrolet lançou o Onix com um equipamento pouco comum nos hatches compactos.
O MyLink trazia todas as funções de um rádio convencional com uma bela tela tátil, em que os passageiros podiam parear seus celulares e realizar ligações sem botar as mãos em seu celular.
O item fez um baita sucesso: a maioria das unidades básicas do Onix saiam de fábrica com o MyLink, que era vendido como opcional. A novidade, inclusive, foi um dos fatores que contribuíram para a conquista da liderança geral de vendas, posto que o Onix ocupou de 2015 até meados deste ano, quando a crise dos semicondutores fez a Chevrolet paralisar a produção do carro por cinco meses.
Hoje quase todos os modelos vendidos no país oferecem a central multimídia - nem que seja como opcional. Alguns deles, inclusive, já saem de fábrica com telas de 10 polegadas ou mais.
Suporte aos sistemas operacionais e espelhamento de tela
Não demorou muito para as centrais multimídia trazerem suporte aos sistemas operacionais Android Auto e iOS.
Ambos podem ser facilmente acessados por meio de aplicativos instalados no próprio disco rígido das centrais multimídia.
Neste ano, a nova Fiat Strada estreou uma evolução da central UConnect. A grande novidade é a possibilidade de espelhamento da tela do smartphone sem o uso de fios. Tudo que o usuário precisa fazer é parear o telefone celular via Bluetooth.
A maioria dos carros, porém, ainda depende dos cabos para realizar o espelhamento do smartphone. A vantagem é a possibilidade de navegar pelos menus e acessar os aplicativos de seu smartphone pela tela da central multimídia.
Rastreador e chamadas de emergência
Se a Chevrolet inovou ao trazer a central MyLink nos populares, a marca americana também foi pioneira ao oferecer o OnStar.
A tecnologia proporciona maior segurança para os usuários, já que permite rastrear o veículo em caso de roubo ou furto.
O sistema também envia um alerta automático a uma central de atendimento 24 horas em caso de acidente. Pelo botão “Emergência” o usuário pode solicitar atendimento preferencial em caso de panes mecânicas ou elétricas.
Internet
A Chevrolet foi a primeira montadora a trazer internet a bordo. O Agile Wi-Fi foi lançado em 2011 e era uma série limitada que vinha com um roteador portátil para que os passageiros pudessem conectar seus telefones celulares.
Oito anos depois, a GM repetiu a dose e lançou o primeiro carro com Wi-Fi de fábrica. Coube ao Cruze Premier a responsabilidade de estrear o serviço, que inclui um chip instalado dentro do próprio veículo.
Segundo a fabricante, até sete dispositivos móveis podem ser pareados na conexão 4G. A montadora afirma que a intensidade do sinal é até 12 vezes maior em deslocamentos. Para utilizar o serviço, o proprietário do veículo paga uma mensalidade de acordo com o pacote de dados escolhido.
Concièrge
Alguns veículos (especialmente os de luxo) trazem ainda uma função conhecida como “concièrge”. Seu funcionamento é semelhante ao OnStar, mas o usuário conta com serviços adicionais.
O BMW ConnectDrive, por exemplo, é ativado por meio de um botão no veículo. A chamada gratuita para a central de atendimento é realizada por meio de um chip SIM instalado no próprio carro.
Os serviços conectados incluem a busca de pontos de interesse baseado na localização do veículo. Assim, é possível encontrar uma farmácia ou até reservar uma mesa em um restaurante sem sair do carro. As rotas, inclusive, podem ser enviadas diretamente para o GPS do veículo.
O usuário também pode solicitar outros serviços, como realizar reservas em hotéis, consultar a programação de um cinema e até saber a previsão do tempo.
Loja online
Entre as comodidades oferecidas nos lançamentos mais recentes, alguns modelos trazem uma loja de aplicativos - desenvolvidos pela montadora ou não.
A Volkswagen lançou a VW Play Apps com parcerias com aplicativos como Ubook, Estapar, Porto Seguro, iFood e Waze. No caso do app da Porto Seguro, por exemplo, a localização do veículo é informada automaticamente por meio das coordenadas do GPS. E se bater uma fome, dá até para pedir o jantar antes de chegar em casa.
Aplicativos
Uma das novidades mais recentes é a disponibilização de aplicativos desenvolvidos pelas fabricantes capazes de fornecer várias informações sobre o veículo.
Por meio deles é possível descobrir a pressão dos pneus e até o nível de combustível no tanque. Caso o veículo esteja perto de entrar na reserva, o próprio aplicativo indica quais são os postos de combustível mais próximos de sua localização ou presentes na rota que você deseja fazer.
O proprietário também pode executar tarefas de maneira remota, como destravar as portas e até ligar o motor do veículo. Alguns modelos vão além e oferecem integração com assistentes pessoais, como a Amazon Alexa. As tarefas podem ser feitas por meio de comandos de voz, mesmo se o carro estiver na garagem e você no conforto de seu lar.