Concurso de design antevê os carros de 2025
Salão de Los Angeles premia companhia que produzir melhor projeto de veículo sustentável para 2025
O Salão de Los Angeles traz sob a manga algumas surpresas. Fugindo dos tradicionais lançamentos, o evento promove também um concurso de design. Na edição de 2013, o tema do torneio foi sustentabilidade em 2025 com ênfase no que a natureza pode oferecer para aprimorar a mobilidade humana.
No concurso, diversas empresas tradicionais do ramo automotivo se esforçam para elucidar questões sobre o assunto expondo seus projetos. Marcas como Toyota, BMW, Mazda, Subaru, JAC e Chery estão entre os concorrentes deste ano. Questões como poluição, eficiência energética, segurança e trânsito são abordadas.
Basicamente, cada marca deve apresentar uma solução e, a mais inovadora e eficiente, ganha o concurso. A BMW, por exemplo, mostrou dois projetos distintos. No primeiro deles, o veículo ganha aparência que remete ao grande “Peixe-Lua”, que utiliza energia proveniente da mistura de água doce com água salgada e nano robôs responsáveis pela limpeza e manutenção, entre outros artefatos futuristas.
Mas a companhia não foi a única a inovar. A Mazda imaginou um veículo que varia entre autônomo e “dirigível” com inspiração retirada da adaptação dos insetos. Já a Toyota recebeu influências das garças para criar seu modelo que privilegia o conforto dos ocupantes mudando de posição e dirigindo-se de forma independente.
Veja também: Bilionário desenvolve meio de transporte do futuro
Uma das novidades do concurso de design do Salão de Los Angeles é a presença pela primeira vez de companhias chinesas. Marcas como JAC e a Chery botaram seus designers para trabalhar e mostraram seus projetos. A primeira, por exemplo, criou um veículo que busca uma aproximação profunda entre o conceito e o meio urbano, gerando energia e podendo distribuir o excedente para a cidade.
Confira na galeria abaixo alguns desses modelos futuristas. O resultado do concurso será anunciado no dia 21 de novembro.