Concluída em 2016, fábrica da Honda em Itirapina (SP) começa a produzir
Unidade será a responsável por produzir toda a gama nacional da fabricante
O demorado período de recessão pelo qual passou a economia brasileira teve como um de seus grandes exemplos a fábrica da Honda em Itirapina, interior de São Paulo.
Apesar de pouco afetada pela crise no setor automotivo, a Honda optou por deixar sua moderna unidade fabril parada desde 2016 ao invés de iniciar a produção no local devido às incertezas do mercado e arcar com todos os elevados custos de operar a fábrica.
A boa notícia é que, nesta quarta-feira (27), a Honda enviou um comunicado para a imprensa anunciando o tão esperado início da produção na nova planta. Coube ao Fit estrear a unidade, com a primeira unidade produzida no local já faturada para a rede de concessionárias.
Como a Honda já havia anunciado, toda a produção da gama nacional da Honda Automóveis aos poucos será transferida para Itirapina, processo que deverá estar completo em 2021.
“Com foco em um sistema eficiente e de baixo impacto ambiental, a nova unidade segue as melhores práticas de produção da Honda no mundo, com destaque para o novo processo de pintura a base dágua, altamente funcional e sustentável. Além disso, novas tecnologias aplicadas à estamparia, solda e outras etapas permitem processos otimizados, com ganhos de produtividade”, destaca a Honda em seu comunicado.
“Em Sumaré, permanecem atividades que receberam investimentos recentes: produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias”, completa a fabricante.
A unidade da Honda Automóveis em Itirapina (SP) terá capacidade para produzir 120.000 unidades por ano e parte dos trabalhadores de Sumaré (SP) foram re-alocados para a fábrica recém-inaugurada.