Conceito Takeri antecipa novo Mazda6
Próxima geração do sedã estreia em 2012 e também pode chegar ao Brasil

Mazda Tekari Concept | Imagem: divulgação
Os negócios da Mazda andam agitados. A marca japonesa, que no Salão de Frankfurt lançou o CX-5 e anunciou seu retorno ao Brasil, desta vez divulgou os primeiros detalhes do conceito Takeri, uma prévia da próxima geração do sedã médio Mazda6. O modelo será apresentado ao público durante o Salão de Tóquio, entre 3 e 11 de novembro, no Japão.
Alinhado ao estilo “Kodo”, no qual o carro parece ser “esculpido” pelo vento, o sedã também conta um sistema de motorização híbrida diferenciado, que une um motor a diesel com outro elétrico alimentado por supercapacitores.
O capacitor é um componente que armazena eletricidade de forma muito rápida e tem diversas aplicações no mundo da eletrônica. O equipamento usado no carro da Mazda alimenta o motor elétrico, que vai instalado entre o bloco a combustão e a transmissão automática seqüencial. Já a recarga é feito pelo sistema de frenagem regenerativa.
Outro avanço do Tekari é a suspensão traseira independente, configuração mais moderna e eficiente tanto em conforto quanto em estabilidade – a geração atual do Mazda6 ainda utiliza eixo torção na suspensão traseira.
A cabine, como de todo carro conceitual, foge da normalidade da indústria. Há apenas quatro assentos e a iluminação é toda por meio de leds, enquanto a decoração é feita com peças de plástico laqueado, couro e pontos cromados.
Segundo aponta a imprensa internacional, a versão final do Tekari, que será a terceira geração do Mazda, será lançada no Salão de Genebra, em março de 2012, na Suíça.
Mazda de volta ao Brasil
Takashi Yamanouchi, presidente mundial da Mazda, confirmou em Frankfurt que a marca voltará ao Brasil em 2012 (a primeira loja será em São Paulo), após fracassar na década de 1990. Hoje a realidade é outra, assim como o portfólio de produtos da fabricante japonesa, que inclui desde compactos a SUVs e sedãs de luxo.
Para marcar território, devem pintar primeiro os modelos compactos e médios da Mazda, como o hatchbacks Mazda2 e Mazda3 e quem sabe até o novo Mazda6. Todos esses carros, atualmente em produção no Japão, também poderão ser produzidos no México, onde a fabricante já iniciou a construção de uma nova fábrica, com conclusão prevista para 2014.