Conceito MP4-X da McLaren mostra o futuro da Fórmula 1
Novo McLaren traz como destaque a carroceria fechada e uma série de tecnologias

McLaren MP4-X | Imagem: Divulgação
Apesar de terem sido aprimorados com novas tecnologias, como o turbo e sistema de recuperação de energia cinética (KERS), os carros da Fórmula 1 têm o mesmo estilo há décadas. No entanto, um conceito da McLaren quer mudar isso. Apresentado recentemente pela marca britânica, o novo MP4-X é um modelo de F1 futurista, com uma proposta de design que pode ser implementada nos modelos da modalidade.
A principal mudança apresentada pelo McLaren MP4-X em relação aos carros atuais é o formato da carroceria, agora com cabine fechada, beneficiando a aerodinâmica e, principalmente, aumentando a segurança dos pilotos. Há ainda uma carenagem com painel solar para reaproveitamento de energia. As rodas são equipadas com proteções e os pneus dispõem de sensores para monitorar as condições de desgaste e temperatura.
O chassi do protótipo também é diferenciado e é capaz de mudar de forma para se adaptar a diferentes exigências aerodinâmicas e consegue se comunicar em casos de falhas ou problemas.
Ainda não se sabe se essas novidades serão implantadas nos carros de F1 da McLaren em curto prazo, mas espera-se que alguma tecnologia seja oferecida a partir de meados de 2020.