Conceito Lamborghini Urus é um touro quase indomável
Com 600 cv e 4,99 m de comprimento, marca diz que SUV foi feito para a família
Anotem essa data: 23 de abril de 2012, o dia em que a Lamborghini se rendeu as tendências do mercado mundial. Para alegria de alguns e tristeza de muitos, a marca italiana apresentou nesta segunda-feira, no Salão de Pequim, na China, o conceito do SUV Urus.
Com um visual indiscutivelmente esportivo e agressivo, o utilitário recebeu todas as características da marca, inclusive sob o capô, onde foi colocado um motor (não especificado) de 600 cv. A “única” diferença em relação aos tradicionais esportivos da marca do touro é que o Urus tem 4,99 m de comprimento e 1,66 m de altura.
Veja mais: Lamborghini se rende aos SUVs
As proporções do utilitário fazem jus à explicação do nome escolhido para batizá-lo. Como manda a tradição da marca de Sant’Agata, todos os carros recebem nomes de touros famosos. Os Urus, também conhecidos como Aurochs, eram os ancestrais selvagens dos gados domésticos. Eles chegavam a medir 1,8 metro de altura do solo até os ombros e viveran na Espanha há 500 anos.
Apesar do tamanho assustador e da potência exagerada para um SUV, a Lamborghini garante que este "touro" é dócil o suficiente para o uso familiar e diário. Principalmente pela tração integral permanente que acompanha o modelo e pela série de artifícios tecnológicos que mantém o carro estável. Conforme informou a marca, o SUV terá espaço para, no máximo, quatro passageiros.
Design a parte
Precisamos fazer uma pausa para falar exclusivamente do visual do Urus. Mesmo que você seja um fã de carteirinha dos esportivos da Lamborghini, precisa concordar que o centro de design da marca, mais uma vez, acertou a mão. Ele não é apenas mais um SUV com cara de cupê, com traços que fogem completamente a regra e vincos salientes por todos os cantos da lataria. Ele é, simplesmente, um Aventador alto – muito alto mesmo.
O mais impressionante é que todos estes cortes e entradas de ar tem um propósito. Além de esbanjar pedaços feitos com fibra de carbono para otimizar o peso do SUV, os técnicos da Lamborghini utilizaram cada parte do Urus para diminuir a incidência do atrito com o vento a partir de desenhos milimetricamente planejados. As rodas de 24 polegadas também entram na lista de exageros.
Segunda tentativa
Esta não foi a primeira vez que a Lamborghini se arriscou entre os utilitário esportivos. Em 1986, a marca lançou o LM002, um SUV de luxo capaz de despejar 450 cv sobre os eixos com tração integral permanente. O carro podia chegar a uma velocidade máxima de 210 km/h e saiu de linha em 1992. Segundo a marca, pouco mais de 300 unidades foram produzidas.
Agora, a fabricante italiana diz que acaba de criar um ícone para o mercado mundial. As primeiras unidades serão voltadas para os Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Rússia, Oriente Médio e, claro, a China. A Lamborghini pretende produzir 3.000 unidades anuais do Urus. O preço ainda não foi definido.