Compass capaz de rodar 50 km só com eletricidade chega neste semestre ao Brasil

Modelo será o primeiro híbrido plug-in da Jeep no país, estreando a linha 4xe
Acima detalhe do Jeep Compass 4xe Trailhawk comercializado na Europa

Acima detalhe do Jeep Compass 4xe Trailhawk comercializado na Europa | Imagem: Divulgação

Após anunciar a estreia do Fiat Pulse Abarth por volta do fim deste ano, a Stellantis realizou nesta segunda-feira (14) outro importante anúncio para mais uma de suas marcas. Trata-se da confirmação, por parte da Jeep, de que o primeiro modelo híbrido plug-in da linha 4xe chegará ao mercado brasileiro ainda neste semestre. 

Apesar da marca não dizer qual será o modelo em questão, no vídeo de 33 segundos revelado pela Jeep é possível identificar a silhueta do Compass 4xe, modelo que já vinha sendo flagrado em testes nos arredores de Betim (MG), onde fica a sede da Fiat no Brasil e também os centros de engenharia e design da Stellantis. 

Os modelos híbridos plug-in da Jeep representam o máximo em eficiência, permitindo uma perfeita integração à natureza, com desempenho para chegar mais longe de forma silenciosa e sem receios. Com excelente torque e resposta imediata do motor, os veículos 4xe oferecem uma experiência de direção na estrada com ainda mais fun-to-drive e, claro, toda a capacidade off-road que só um Jeep pode oferecer”, detalha Alexandre Aquino, diretor da marca Jeep para a América do Sul.  

Com uma concepção mecânica bastante interessante, o Compass 4xe usa como base para o conjunto propulsor o motor 1.3 turbo. 

Um motor elétrico posicionado no eixo traseiro, por sua vez, é responsável, de forma isolada, por acrescentar ao veículo 60 cv e aproximadamente 25 kgfm de torque. 

Nas versões 4xe Trailhawk e 4xe S, o Compass híbrido plug-in conta com até 243 cv de potência combinada, o que sugere, como mencionado pelo executivo da Jeep, nível de desempenho superior. 

VEJA TAMBÉM:

A bateria principal do sistema híbrido plug-in tem capacidade para 11,4 kWh, conferindo ao Compass 4xe autonomia de 50 km sem a necessidade de acionar o motor 1.3 turbo. Somente no modo elétrico, o SUV tem velocidade máxima limitada em 130 km/h. 

No modo híbrido, por sua vez, a velocidade máxima do Compass 4xe pode chegar a 200 km/h acompanhada por uma aceleração de 0 a 100 km/h em rápidos 7,5 segundos. 

O consumo médio declarado pela Jeep na Europa gravita na casa de excelentes 50 km/l quando todos os motores estão operando. 

A marca norte-americana destaca ainda que a colocação da bateria para o sistema híbrido, bem como o motor elétrico no eixo traseiro, não alterou o volume disponível para bagagens no porta-malas, o que é algo importante. 

Em termos de preço, talvez o Toyota RAV4 seja uma boa referência aqui no Brasil para o que podemos esperar em termos de valores do Jeep Compass 4xe. 

Hoje tabelado em R$ 301.990 na versão SX Connect, o Toyota conta com tração integral, porém traz sistema híbrido convencional, o qual é ligeiramente mais simples e não permite o carregamento da bateria principal do sistema em uma fonte de energia externa. 

Atualmente o maior valor praticado na gama Jeep Compass nacional reside nas versões Limited e Trailhawk, ambas com propulsor 2.0 turbodiesel e tração integral. O preço sugerido para as duas opções é de R$ 233.200. 

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis