Como a Toyota conseguiu deixar o SW4 até 5% mais econômico

SUV com recurso que ajuda a gastar menos diesel poderá estar em breve no Brasil
Toyota SW4 2024

Toyota SW4 2024 | Imagem: Divulgação

A Toyota da África do Sul estendeu a motorização híbrida-leve da Hilux para o SW4. O sistema elétrico de 48V ajuda o motor 2.8 turbodiesel a gastar menos combustível. A promessa da marca é uma redução em 5% no consumo.

VEJA TAMBÉM:

O sistema é composto por um motor-gerador ligado a uma bateria de 48V e um conversor DC/AC (corrente contínua para alternada e vice-versa). Esse motor auxilia o a combustão em arrancadas e paradas, podendo até desligar o propulsor a diesel, no caso do Fortuner, como o SW4 é chamado na África do Sul.

Toyota SW4 2024
Toyota Fortuner, como o SW4 é chamado na África do Sul
Imagem: Divulgação

O conjunto se alia ao motor 2.8 turbodiesel já usado pelo SUV no mercado brasileiro. Ele rende 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque, aliado sempre a um câmbio automático de seis marchas. Com o auxílio do motor elétrico, houve um acréscimo de 16 cv na potência e de 6,6 kgfm no torque, chegando a 220 cv e 57,5 kgfm.

> Fique por dentro de tudo através do nosso canal do WhatsApp

A Toyota do Brasil não confirma a vinda nem da Hilux e nem do SW4 híbridos, mas fala em eletrificação da linha, ou seja, podemos esperar a dupla em breve por aqui. Além dos utilitários, a fabricante japonesa já vende Corolla Cross, Corolla e, em breve, o Yaris Cross híbridos no Brasil.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023