Como serão os esportivos na era elétrica? Hyundai exemplifica com conceitos de até 680 cv

Sul-coreana confirma lançamento do Ioniq 5 N para 2023
Acima os protótipos RN22e eN Vision 74

Acima os protótipos RN22e eN Vision 74 | Imagem: Divulgação

A Hyundai apresentou nesta semana um bom resumo do que está preparando para atender seus clientes que não abrem mão da esportividade ao volante já levando em conta o futuro inescapável da propulsão elétrica. 

Por meio de dois protótipos, que considera “laboratórios móveis”, a fabricante sul-coreana revelou os caminhos e tecnologias que sua divisão N está olhando para seus próximos projetos. Em paralelo, a Hyundai também confirmou para 2023 a estreia do Ioniq 5 N, que será o seu primeiro elétrico de alta performance. 

O primeiro estudo, chamado RN22e, toma como base a carroceria do recém-lançado Ioniq 6 e não economizou nos atributos técnicos para ser exemplar no comportamento dinâmico. 

Hyundai RN22e
Hyundai RN22e
Imagem: Divulgação

Entre seus diferenciais, o RN22e traz um diferencial de deslizamento eletrônico com controle elétrico, peças especialmente criadas em impressoras 3D para melhorar a rigidez torcional e aliviar o peso do conjunto, além de um sistema especial de tração integral capaz de otimizar a distribuição de torque. 

Com generosos 4,95 m de comprimento e 2,95 m de entre-eixos, o RN22e conta com 584 cv de potência total ao somar seus motores elétricos dianteiro e traseiro, além de torque máximo de 75,4 kgfm. 

Hyundai RN22e
Hyundai RN22e
Imagem: Divulgação

Segundo a Hyundai, o RN22e consegue efetuar uma recarga de 10% a 80% de sua bateria de 77,4 kWh em menos de 18 minutos e sua velocidade máxima supera 250 km/h. 

Já o segundo conceito revelado pela Hyundai traz uma abordagem nova para um esportivo eletrificado, tomando como base um sistema de alimentação baseado em célula de combustível a hidrogênio. 

Chamado N Vision 74, o modelo conta com motor elétrico traseiro de 680 cv e nada menos do que 91,7 kgfm de torque. 

Hyundai N Vision 74
Hyundai N Vision 74
Imagem: Divulgação

A grande vantagem da célula de combustível é que é necessário apenas 5 minutos para reabastecer o tanque de hidrogênio do sistema, sendo que a autonomia do N Vision 74 pode superar 600 km. 

Pelas imagens abaixo, é possível notar que não falta fôlego aos dois modelos...

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis