Como será o Ford Fiesta Sedan 2018
Sedã receberá uma bela atualização no visual e oferecerá mais espaço
Depois de revelar a oitava geração do Fiesta na Europa, a Ford já prepara uma mexida importante em sua gama. Seguindo os passos do hatch, trata-se da nova geração do sedã, que basicamente vai herdar dois pontos importantes apresentados na evolução do hatch, como o espaço interno mais generoso e a troca do atual câmbio de dupla embreagem. A transmissão, que é fonte de vários problemas mecânicos envolvendo o modelo, dará lugar a uma caixa automática convencional de 6 velocidades.
Nas projeções realizadas pelo designer Theophilus Chin, a dianteira, como é de costume, seguirá o visual adotado pelo hatch, com destaque para a grade dianteira bem pronunciada e os faróis avançando pelas laterais, conjunto que realça a esportividade do modelo.
Seguindo esse jogo estético, na parte traseira as lanternas ficarão mais delgadas como os faróis, formando um aspecto mais elegante. A proporção da traseira, talvez um palpite do artista gráfico, terá uma traseira ligeiramente mais pronunciada do que estamos acostumados a ver nos projetos de sedãs mais recente, contudo pode ser uma aposta da Ford para aumentar o espaço volumétrico no porta-malas.
Assim como ocorreu no hatch, o Fiesta Sedan na nova geração contará com um interior ainda mais avançado, oferecendo recursos como a terceira geração da central multimídia Sync e opcionais como teto solar panorâmico. Hoje o modelo já se destaca na categoria ao oferecer, dentre outros equipamentos, a possibilidade de receber até 7 airbags em suas versões mais caras.
No conjunto motor e câmbio, além da substituição do câmbio de dupla embreagem, o Fiesta Sedan receberá como opção a evolução do motor 1.0 turbo, que vai receber o sistema de desativação de cilindros para tornar-se ainda mais eficiente.
É bem difícil que a estreia da nova geração do Fiesta ocorra ainda em 2017 no Brasil, algo que, se ocorrer, deverá ficar mais para o fim do ano ou, o que é mais provável, ocorra somente em 2018. O sedã chegará logo depois, talvez até o fim de 2018.